Inscrições abertas para “Memórias Lúdicas” com Cremilda Medina

Tempo de Leitura: 3 minutos

O curso com Cremilda Medina começa agora, dia 8 de setembro, e será realizado todas as quartas-feiras, das 15 às 17 horas. Quem já fez cursos com o Portal/Espaço Longeviver, ou adquiriu livros da Portal Edições, tem direito a 20% de desconto.


Mais uma oportunidade de ouro para você conviver, conversar e compartilhar conhecimentos com uma das maiores professoras da USP-ECA de todos os tempos. Aos 79 anos, Cremilda Medina continua uma professora de vanguarda, ousando em tudo o que faz. Defensora ferrenha do Ato Presencial, adaptou-se rapidamente ao estilo remoto de ensino e, com isso, pessoas de qualquer canto do país tem, hoje, o privilégio de se inscrever em um curso que, há um ano, era oferecido exclusivamente no histórico campus da USP da Maria Antônia.

Atualmente, como professora sênior, Cremilda Medina orienta doutorandos, por isso tem dicas especiais para quem está desenvolvendo dissertações ou teses, pois o que ela faz, neste curso, é orientar como orienta seus alunos de doutorados, só que aqui a orientação é totalmente afetiva, é sobre o resgate de memórias por meio da escrita, as narrativas da contemporaneidade.

Além de receber um certificado no final do curso, seu texto irá compor mais uma coletânea organizada por ela, como o livro Narrar é LongeViver que você acessou no nosso site e se deliciou com histórias fabulosos, como certamente se tornarão as suas depois desse curso.

São dez encontros descontraídos de duas horas cada que sempre termina com gostinho de quero mais. Lembranças saborosas de uma vida de luta, de uma rica experiência profissional. Cremilda, além de pesquisadora e professora titular da USP, trabalhou em TV, revistas e jornais. Toda essa bagagem ela abre nos dez encontros e nem precisa convidar para você viajar junto por um universo mágico, no qual brotam histórias maravilhosas que vem do convívio e amizade dela com poetas e escritores de língua portuguesa como Nélida Piñon, Mário Quintana, Jorge Luis Borges, artistas plásticos, fotógrafos renomados, escultores, enfim, você vai se sentir dentro da casa dela, em um ambiente artístico-literário refinado enquanto discorre sobre a arte de escrever que, pasmem, está ao alcance de todos e, comprovadamente, é o exercício mais completo que podemos fazer para preservar a saúde do nosso cérebro.

Todas os encontros serão gravados e se você se atrasar, perder o encontro por algum motivo, terá a gravação à sua disposição até a aula seguinte para ver e rever. Não fique de fora, pois com o retorno das aulas presenciais, oportunidade igual só no campus da USP.

Veja a pauta dos dez encontros

– A narrativa e a produção de sentidos.

– Escolhas de Autor na produção simbólica.

– Sentidos que sintonizam nos contextos coletivos.

– A “transpiração” social nos símbolos culturais.

– Especialistas e produções dos múltiplos saberes.

– A descentralização (democrática) do Autor em Narradores.

 “Modo de ser, Mo’dizer” (doutorado na USP em 1986): a escuta do OUTRO. Falas reveladoras de identidade pessoal e coletiva. A força do coloquial dos usos linguísticos.

– Do relato linear à narrativa polifônica e polissêmica.

– Das explicações reducionistas à autoria de ambiguidades e contradições na compreensão complexa do Real. A força poética da metáfora.

– Ato culminante: a arte de tecer tempos e espaços.

Serviço
Se você já fez cursos com o Portal/Espaço Longeviver, ou adquiriu livros da Portal Edições, você tem direito a 20% de desconto. Entre em contato pelo WhatsApp (11 – 97080.4331) e solicite seu cupom. Nos vemos dia 08 de setembro, quarta-feira, às 15 horas. Você tem duas semanas para agarrar esta oportunidade. Não perca!

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

mariolucena escreveu 69 postsVeja todos os posts de mariolucena