Inscrições abertas para curso de Estimulação Cognitiva, teoria e prática

Tempo de Leitura: 3 minutos

Torna-se imprescindível a capacitação e qualificação dos profissionais da saúde no que diz respeito aos tratamentos não medicamentosos em pacientes com declínio cognitivo, como é o caso da Estimulação Cognitiva.


Apresentar conceitos básicos de Estimulação Cognitiva, bem como sua prática no campo da Gerontologia, é o objetivo geral do curso online “Introdução à teoria e prática da estimulação cognitiva” a ser realizado aos sábados, a partir do dia 02/10, das 9 às 12 horas, pelo Espaço Longeviver. Estimulação Cognitiva, ou também conhecida como “terapia de estimulação cognitiva” é uma intervenção psicossocial baseada em evidências, usada internacionalmente, em idosos com demência leve a moderada, ou ainda como forma de prevenção à demência.

Pensando que as alterações cognitivas inerentes ao processo de envelhecimento são uma das principais pautas quando falamos em Geriatria e Gerontologia, e ainda levando em consideração que o envelhecimento é um processo natural da vida extremamente complexo em âmbito biopsicossocial, torna-se imprescindível a capacitação e qualificação dos profissionais da saúde no que diz respeito aos tratamentos não medicamentosos em pacientes com declínio cognitivo, como é o caso da Estimulação Cognitiva.

Normalmente, dentro de Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) ou Centros Dia, as intervenções feitas são organizadas por meio de oficinas. Por exemplo: oficina de memória, oficina de dança, oficina de artesanato, oficina de autocuidado, intervenções multissensoriais, musicoterapia, entre tantas outras possibilidades. Infelizmente, muitas vezes não são contratados profissionais formados na área para organizar e elaborar essas atividades, o que pode motivar a ausência de significado para o grupo, além de não despertar interesse desses participantes, ou ainda serem escolhidas atividades infantilizadas ou que não contribuem de nenhuma forma para o processo de reabilitação ou manutenção da qualidade de vida dos idosos.

Por isso devemos sempre lembrar que um profissional capacitado é fundamental para obtermos resultados eficazes. Dessa forma o objetivo principal do presente curso é o de apresentar aos profissionais que estão iniciando o trabalho com idosos, ou ainda estudantes que têm interesse na área, conceitos básicos de Estimulação cognitiva, bem como avaliações e prática da mesma, capacitando-os para esse tipo intervenção. Ao final desse curso o profissional será capaz de planejar, organizar, estruturar e analisar as atividades pensando sempre nas individualidades e particularidades do idoso.

Além disso, o curso possibilitará reflexões significativas e relevantes para a atuação dos profissionais em relação ao trabalho multidisciplinar e seus desafios no que se diz respeito a Estimulação Cognitiva.

Metodologia

As aulas serão montadas de acordo com o conteúdo pragmático e será dividida da seguinte forma: serão 6 encontros, sendo cada um de 3 horas com um intervalo de 15 minutos; todas as aulas apresentarão ao aluno teorias baseadas em evidências científicas; após a explicação da teoria, na segunda parte de cada aula, a docente irá trazer exemplos da prática para que o aluno seja realmente capaz de compreender os conceitos apresentados no primeiro momento; e no decorrer das aulas, conforme forem aparecendo dúvidas, estas serão esclarecidas. 

Docente

Ana Beatriz de Almeida é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Gerontologia pela PUC-SP, atua com Estimulação e Reabilitação cognitiva de idosos desde 2015 em atendimentos domiciliares e em Instituições de Longa Permanência, experiência como docente em saúde do idoso no Brasil. Atualmente acompanhante terapêutica em ILPI na cidade de Limerick, Irlanda, e vinculada à Sociedade de Gerontologia da Irlanda (Irish Gerontological Society), realização de atendimentos e cursos online com objetivo de orientar familiares e cuidadores de idosos.

Serviço
Curso online: Introdução à teoria e prática da Estimulação Cognitiva
Quando: Sábados: 02/10 | 09/10 | 16/10 | 23/10 | 30/10 | 06/11
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 18 horas
Público-alvo: Profissionais da área da saúde que estão iniciando a atuação no campo da Gerontologia, bem como estudantes interessados na área.
Descontos: estudantes, alunos e ex-alunos do curso Fragilidades na Velhice da PUC-SP, ex-alunos de cursos do Espaço Longeviver, associados a ADECON contam com 20% de desconto. Para saber como usar os descontos basta mandar mensagem para o e-mail [email protected], especificando seu caso ou enviar mensagem no nosso WhatsApp (11) 97080-4331.
Certificado: será encaminhado após a conclusão do curso
Maiores informações: [email protected]

As aulas acontecerão online ao vivo nos dias e horários especificados pelo Google Meet. As instruções para usar a plataforma e o Manual do Aluno são enviados por e-mail antes do curso começar!

Foto destaque de Anna Shvets/Pexels


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/estimulacao-cognitiva-introducao/

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3807 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento