Inclusão digital: exigência na maioria das vagas de trabalho

Tempo de Leitura: 3 minutos

A Associação Paulista de Amparo à Mulher (APAM) oferece curso de inclusão digital destinado às mulheres que nunca tiveram contato com o computador. Quatro professores voluntários ministram aulas realizadas todos os sábados, das 9h às 12h e falam fala da importância da inclusão digital para que as pessoas tenham mais chances de uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Thamirys Marques *

 

inclusao-digital-exigencia-na-maioria-das-vagas-de-trabalhoSaber utilizar as funcionalidades básicas de um computador e da Internet é exigência na maioria das vagas de trabalho. E não é para menos, já que a tecnologia facilitou a utilização de programas, planilhas, aplicativos e a comunicação via e-mails e chats; possibilitou pesquisas mais rápidas e dinâmicas sendo literalmente um mundo de informação em apenas poucos cliques.

Hoje, graças à inclusão digital – que se traduz no esforço para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao computador, dispositivos móveis e internet, onde muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social estão conseguindo uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Em São Paulo, a Associação Paulista de Amparo à Mulher (APAM) oferece gratuitamente curso de inclusão digital destinado às mulheres que nunca tiveram contato com o computador. Quatro professores voluntários ministram aulas realizadas todos os sábados, das 9h às 12h. Para se inscrever, é necessário telefonar para (11) 3662-3115, informar o nome completo e telefone para contato. Após a inscrição, a Associação retornará o contato para agendar uma entrevista social. Caso a procura seja maior do que o número disponível de vagas, será aberta lista de espera.

“Sabemos o quanto é importante as pessoas dominarem os conhecimentos de informática, ainda mais em um mercado de trabalho que exige cada vez mais. Por isso implementamos o curso de informática; as usuárias aprendem desde como ligar o computador; manusear funções básicas do pacote Office e a navegar na internet”, conta Ir. Helena Rocha, Coordenadora de Área da APAM.

Lucia Helena Ambrózio, instrutora voluntária, explica que o curso de informática da APAM é um primeiro passo, para uma melhor colocação no mercado de trabalho. “Quando a usuária se depara com aquele mundo de possibilidades que a informática proporciona, elas não têm mais vontade de parar de aprender. Ainda mais quando conseguem um emprego melhor graças as habilidades adquiridas no curso. É realmente um passo importante para a conquista de uma maior satisfação profissional”, destaca.

APAM

Nasceu em 1953 e desde 2010 passou a ser gerida pela Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino – organização religiosa, fundada na cidade de Aparecida (SP) em 17 de maio de 1954. A Associação mantém o objetivo de dar continuidade à missão de auxiliar as mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco na qualificação profissional.

Saiba mais

A Associação está aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h. Sua sede está localizada à Rua Dona Elisa, 133, na Barra Funda – SP, próximo ao metro Barra Funda. O telefone é (11) 3662-3115 e os e-mails para atendimento são [email protected] e [email protected] Para mais informações acesse Aqui e Aqui

(*)Thamirys Marques atua na Agência Comunicado – [email protected]

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3760 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento