Idosos no Festival de Teatro de Curitiba

O Grupo Delirivm Teatro de Dança volta ao Festival de Teatro de Curitiba, animados para repetirem o sucesso que obtiveram na edição anterior do festival em 2010. O espetáculo “E toda vez que ele passa, vai levando qualquer coisa minha…” será apresentado de 30 de março a 02 de abril em diversos horários no Largo da Ordem durante a programação do festival pelo Delirivm Teatro de Dança de São Simão – SP.

 

 

idosos-no-festival-de-teatro-de-curitibaO Delirivm que é dirigido pelo coreógrafo e fundador do grupo João Butoh, traz como tema “a estrada de ferro”, que por muitos anos gerou centenas de empregos e foi responsável pelo desenvolvimento da cidade onde vivem, São Simão, no interior do Estado de São Paulo. Também era por intermédio da estrada de ferro o escoamento das safras de café e foi geradora de inúmeras histórias na vida de muita gente que surgiu em torno da mesma, inclusive de todos os integrantes do grupo tiveram ou tem suas vidas atreladas a este tema.

Hoje não mais existem trens de passageiros em São Simão e com a decadência deste tipo de transporte a cidade também teve influências negativas devido a estas circunstâncias.

Este espetáculo comemora os 25 anos da Delirivm Teatro de Dança que surgiu em 1986, grupo que acumula diversos prêmios e menções em vários festivais de teatro e dança do país. O Grupo é pioneiro no país a trabalhar com idosos, tem seus integrantes com idade acima de 50 anos, com vitalidade surpreendente para viajar mais de 700 km em sua terceira participação no Festival.

Para a montagem do espetáculo visitaram a vila de Paranapiacaba, vila férrea tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que hoje pertence a cidade de Santo André-SP, para uma “residência artística” visando colher informações que ajudaram na montagem da obra. O contato com a história da vila de Paranapiacaba veio muito a enriquecer o universo de informações para os processos criativos do espetáculo teatral.

O ponto alto da viagem foi um passeio em um trem a vapor, onde o elenco do Delirivm pode reviver um pouquinho de uma história que há muito estava adormecida em seus corações.

idosos-no-festival-de-teatro-de-curitibaO grupo já viajou por várias cidades do Estado de São Paulo apresentando o espetáculo em estações de trem, em atividade, abandonadas e em outras que hoje são centros de cultura, ponto alto nesta turnê foi o sucesso alcançado nas apresentações na cidade de São Paulo nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos da Barra Funda, Brás e Dom Bosco.

O espetáculo conta a história de um grupo de pessoas que estão em uma estação à espera do trem. Cada qual traz consigo um pouco de sonhos, desejos e esperanças. O espetáculo não tem texto falado, as ações e cenas uma a uma vão surgindo de coreografias, gestos e movimentos. A história pode ter acontecido em qualquer parte do mundo. De maneira universal, o entendimento da obra passa do racional para o emocional. Os Personagens podem ser reconhecidos, identificados de um universo humano bastante comum em todos os povos, mas em um tempo em suspensão.

Seriam pessoas abandonadas em um vilarejo, seriam fantasmas predestinados a vagarem por esta estação?

idosos-no-festival-de-teatro-de-curitibaInformações

O elenco do espetáculo é formado por Cátia Buono de Oliveira, Vandette Túbero Duarte Moreira, Francisco José Duarte Moreira, Maria Aparecida Alvez Pereira, Delcina Pereira Bordignon, Aparecida Mercedes Lucarini, Maria Stella Pasquini de Souza, Rita Maria Guimarães, Victório Kiritschenko e Rosalina Antonia Fonseca. Criação, direção e coreografia: João Butoh

Ogawa Butoh.

Mais informações: Acesse Aqui 

“E toda vez que ele passa, vai levando qualquer coisa minha…”

30 de março às 16h00 – 31 de março às 12h00 – 01 de abril às 16h00 e 02 de abril às 18h30. www.festivaldecuritiba.com.br

Entrada franca – classificação – LIVRE

Largo da Ordem – Bebedouro – Centro Histórico

Festival de Teatro de Curitiba-PR

Curitiba-PR

Assista aqui a uma cena do espetáculo, clicando no link Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2104 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento