Idosos de NCI encenam Luiz Gonzaga, rei do baião

Peça com aprendizes do Núcleo de Convivência de Idosos Coração Materno, de São Paulo, conta a história de um dos mais importantes músicos brasileiros, Luiz Gonzaga.

 

O Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) Coração Materno é um projeto conveniado com a Prefeitura de São Paulo que atende 200 idosos no Jd. Princesa, bairro localizado na periferia da zona norte de São Paulo, com abrangência territorial Distrito Freguesia/Brasilândia, oferecendo diversas atividades, entre elas teatro e musicalidade, com apoio da Poiesis.

O resultado dessa atividade, o espetáculo Gonzaga – Rei do baião, será apresentado no dia 26 de novembro, domingo, às 15h00. Além da peça, na qual os participantes contam a história do artista, haverá uma exposição de pinturas feitas pelos aprendizes a partir do trabalho de Gonzaga.

Acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, Luiz Gonzaga fez história e foi consagrado Rei do Baião e um dos mais importantes artistas da música popular brasileira. Compositor de canções como Asa Branca, Baião e Baião de dois, levou o baião, o xote e o xaxado ao Brasil inteiro e foi referência para músicos como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros.

Núcleo de Convivência de Idosos

Trata-se de um Serviço de Proteção Social Básica, dirigido ao segmento idoso com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Tem por foco o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, a fim de fortalecer os vínculos familiares, comunitário e prevenir as situações de risco social. O trabalho social prevê o acolhimento dos idosos e seus familiares, por meio da escuta, registro das necessidades pessoais e sociais, orientação e encaminhamentos para a rede local.

É um serviço conveniado e caracterizado com base na Tipificação Nacional de Serviços Sócio Assistenciais, conforme Conselho Nacional de Assistência Social- CNAS. Como Serviço de Proteção Básica é devidamente registrado no Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e a fiscalização é de responsabilidade do da Secretaria Municipal de Assistência de Desenvolvimento Social (SMADS) através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O Núcleo de Convivência de Idosos está em permanente articulação com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, objetivando a resolutividade das necessidades apresentadas pelos usuários e suas respectivas famílias.

Fábrica de Cultura Brasilândia

A Fábrica de Cultura Brasilândia faz parte das Fábricas de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade encontram-se: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Sobre a Poiesis

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A Poiesis trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço

Espetáculo Gonzaga – o rei do baião

26/11, domingo, das 15h00 às 18h00

Recomendação etária: livre

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

www.fabricasdecultura.org.br | Acessibilidade no local

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2517 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento