Idosos apresentam melhor performance em corridas

Romuald Lepers y Thomas Cattagni, pesquisadores do Instituto Nacional da Saúde e a Investigação Médica, da França, afirmaram na revista especializada Age, que o estudo revelou que o que demanda uma corrida de 42 km, foram os homens acima de 64 anos que conseguiram reduzir mais tempo e as mulheres acima de 44 anos. Segundo eles, esses dados sugerem que esses corredores ainda não alcançaram seus limites de performance em maratona.

 

O melhor desempenho desportivo dos chamados “máster athletes” (nome dado aos idosos que praticam com assuidade) corresponde, segundo os pesquisadores, a dois fatores. O primeiro deles é o boom mundial de maratonas pelos países afora. No Brasil, ao menos nas grandes capitais virou moda. E o segundo é que o limite físico para esta faixa etária parece estar mais longe do que se pensava até o momento.

Os resultados do estudo francês contradizem a ideia de que a idade reduz inexoravelmente o rendimento físico. Os investigadores atribuem esse melhor rendimento dos máster a cada vez mais assídua participação de pessoas acima de 60 anos em maratonas, o que significa maior treinamento, menos lesões e mais possibilidades de continuar melhorando.

Referências

Ríos, Sebastián A. Adultos mayores, los corredores que más mejoran la performance. Disponível Aqui. Acesso em 26/03/2012.