Grupo Terceira Juventude – O significado do pertencimento em 14 anos de história

Tempo de Leitura: 3 minutos

Há quatorze anos foi formado o Grupo Terceira Juventude. Teve origem no Lar Madre Regina, em 1999, por um grupo de pessoas que residia no entorno da Instituição e frequentava a missa que era realizada na capela, aos sábados. Nessa época a diretora, Irmã Maria José, sugeriu o nome Pastoral da Terceira Juventude que mais tarde ficou abreviado para Terceira Juventude.

Rita Amaral / Fotos Alessandra Anselmi

 

grupo-terceira-juventude-o-significado-do-pertencimento-em-14-anos-de-historiaO grupo começou pequeno: quatorze pessoas da paróquia Santo Antônio de Claret no bairro da Ponte Grande, na cidade de Guarulhos.

Começaram a se organizar como grupo e foi formada a primeira diretoria em maio de 1999. Coordenador, tesoureiro, secretario e conselheiro. Foi estabelecido um valor simbólico de cinco reais mensais para cada participante do grupo e este valor seria revertido em beneficio de todos.

Ficou estabelecido que se encontrariam quinzenalmente. O grupo elegeu uma animadora: D. Zilda que faleceu o ano passado e deixou o grupo muito triste e um pouco órfão nos primeiros meses mas que depois resolveu continuar se encontrando, pois já fazia parte da vida de cada um estar reunido a cada 15 dias.

grupo-terceira-juventude-o-significado-do-pertencimento-em-14-anos-de-historiaTerceira Juventude tem um casal líder- Leonor e Armando (foto) que organiza a agenda semestralmente com atividades bem diversas: canto, brincadeiras, mensagens, teatro relâmpago, shows, bingo, bailes, Carnaval de Baile do Havaí. Na agenda estão contemplados 5 passeios anuais. A ida à Aparecida do Norte acontece todo ano.

Na véspera de cada encontro, um pequeno grupo de mulheres vai ao salão de um buffet onde é a sede atual para fazer a decoração do salão, elas têm o cuidado de ornamentar segundo o tema do encontro. Ao final de cada tarde de encontro é servido um lanche feito pelos participantes do grupo, em geral sanduíche, bolo e refrigerante.

D. Leonor diz: nossa pastoral leva muita alegria, amizade e amor. Já perdemos algumas pessoas que faleceram, inclusive nossa grande animadora, a Zilda, mas com a graça de Deus estamos conseguindo continuar. Hoje somos 72 associados. Posso até dizer que somos uma família feliz: Armando e Leonor, Nelson, Emanuel e Dirce, Rita e Jair, Noemia e Roberto, Lourdes, Americo e Valderez, sempre juntos e espero que cada vez possamos transmitir esse amor e dedicação que a Ir. Maria José transmitiu para nós.

grupo-terceira-juventude-o-significado-do-pertencimento-em-14-anos-de-historiaNorberto Oscar e Maria José

Norberto Oscar Colombo, viúvo, 82 anos, imigrou para o Brasil de Mar del Plata em 2000. Veio para residir com seu filho no bairro da Ponte Grande, em Guarulhos. Seu filho tinha se separado da mulher e precisava de sua ajuda. Soube do Grupo Terceira Juventude e começou a frequentar.

Maria José dos Santos, solteira, foi freira durante 25 anos, abandonou o celibato, voltou a morar com a família e também participa das atividades do Grupo. Quando apareceu uma oportunidade de um passeio, inscreveu-se. Chegou cedo ao ponto de encontro, entrou no ônibus e teve que mudar 2 vezes de lugar pois tinham reservado para outras pessoas. Sentou-se então no assento, perto do motorista.

Sr. Norberto entra no ônibus e pergunta à dna. Maria se poderia sentar-se ao lado dela. Ela disse que sim. A partir deste dia se aproximaram e iniciou-se um namoro. Três meses depois casaram-se. Estão juntos há nove anos. Optaram por continuarem morando cada um na sua casa, ele com o filho e ela com uma sobrinha, mas estão sempre juntos.

Sr. Norberto diz: Deus a guardou para mim!

Contatos

Grupo Terceira Juventude

Av. Santana, 400 – Ponte Grande, Guarulhos – SP – Encontros: às quintas-feiras, das 14h30 às 17h00

Acesse a fanpage do Portal do Envelhecimento para ver as fotos do encontro do Grupo Terceira Juventude, realizado no dia 23 de maio de 2013: Acesse Aqui 

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3827 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento