Gerontologia Social: envelhecimento e qualidade de vida

Tempo de Leitura: 2 minutos

Gerontologia social tem como subtítulo “Envelhecimento e qualidade de vida” uma vez que proporciona aos idosos, a seus familiares e aos profissionais da área respostas que permitem melhorar a qualidade de vida. Com freqüência, as respostas que se dão às pessoas que envelhecem atualmente não correspondem ao desenvolvimento tecnológico e social de fins de século XX. Isto acontece pela falta de uma perspectiva gerontológica interdisciplinar.

Ricardo Moragas Moragas *

 

Consegue-se o envelhecimento com qualidade de vida se houver conhecimento das bases biológicas, psíquicas e sociais que atuam em cada indivíduo e que fundamentam sua conduta. Tais bases são analisadas nos primeiros capítulos deste livro. A partir desses dados, examinam-se depois as conseqüências do envelhecimento na família, o trabalho, a economia, o direito, as atividades e as mudanças vitais.

Esta obra seleciona os temas fundamentais, apresenta-os esquematicamente, sintetiza os resultados das investigações e oferece conclusões práticas. A redação e a linguagem foram simplificadas para oferecer um texto ágil. Os que desejam ampliar seus conhecimentos encontrarão uma ampla bibliografia no final do livro. É um tratado útil para todos os tipos de pessoas que são afetadas pelo envelhecimento alheio ou próprio e que desejam informações claras e alternativas para tomar decisões que desenvolvam ao máximo a qualidade de vida. Familiares, políticos, funcionários e profissionais diversos, que se relacionam com pessoas da terceira idade, encontrarão neste livro sugestões e orientações para cada situação vital.

Ricardo Moragas Moragas é doutor pela universidade de Barcelona e obteve um Máster na Universidade da Califórnia, Berkeley. Especializado na temática do trabalho, recursos humanos e formação, trabalhou nos centros de estudos, empresas, administração pública e organismos internacionais. Foi professor de sociologia nas Universidades Autônomas de Barcelona e Rhode Island (EUA). Atualmente é professor na Universidade de Barcelona onde coordena diversos cursos, dirige pesquisas e o primeiro Máster de Gerontologia Social ministrado em uma Universidade espanhola.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3446 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento