Fórum Revista Mais 60: uma abordagem transversal

Tempo de Leitura: 2 minutos

O fórum da revista Mais 60 discute o processo de envelhecimento e a longevidade, por meio dos assuntos que foram tratados nas 20 edições da Revista.


O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, unidade voltada à reflexão crítica e à produção de conhecimentos nos campos da educação, arte, gestão e mediação culturais, promoveu em setembro o Fórum Revista Mais 60: uma abordagem transversal, a fim de se refletir sobre o envelhecimento no país a partir do conhecimento produzido em 20 anos na revista Mais 60: Estudos sobre Envelhecimento, lançada em 1988, sob o título A Terceira Idade, que desde então vem estimulando a reflexão e a produção intelectual no campo da gerontologia.

O evento comemorou também a octogésima edição da revista, resultado de um trabalho iniciado com os Cadernos da Terceira Idade, em 1977. São 80 edições comunicando e compartilhando ideias e conhecimentos com especialistas, estudantes e interessados no envelhecimento do Brasil.

O Fórum Revista Mais 60: uma abordagem transversal, foi motivado pela necessidade de se olhar o contexto do que já foi feito e avançar nas questões que estão ocorrendo, além de outras estratégias para a desconstrução de preconceitos e estereótipos, para um envelhecer com respeito e dignidade. Aprofundando, assim, a discussão sobre a velhice e seu contexto histórico, cultural e social que a revista faz desde a década de 60 até os dias atuais.

Neste sentido, a revista Mais 60 destaca-se nesta vertente, por compartilhar conhecimentos de maneira gratuita, na versão digital e impressa, e chamar a atenção do público que atua com idosos e estuda transversalmente a área do envelhecimento e longevidade.

O evento, gratuito, em que se discutiu o processo de envelhecimento e a longevidade no Brasil em seu contexto histórico, cultural e social, por meio dos assuntos que foram tratados nas 20 edições da revista Mais 60 foi realizado entre os dias 15 e 17/09 e contou com personalidades da área do envelhecimento.

O Fórum foi uma ótima oportunidade para se conhecer a revista Mais 60, ver todo o conhecimento produzido e até se inspirar para fazer parte dessa construção de saberes sobre o envelhecimento no país, escrevendo um artigo para as próximas edições.

Assista as primeiras mesas do Fórum

Mesa 1: O envelhecimento no Brasil a partir da década de 60, até os dias atuais. A velhice apresentada de maneira transversal pelos assuntos da Revista Mais 60, com Cris Madi e Paulo Markun e mediação de Claudia Collucci.

Mesa 2: A transversalidade dos estudos sobre envelhecimento e longevidade – assunto para todas as áreas, com Beltrina Côrte e Sérgio Serapião e mediação de Octávio Weber

Foto destaque de Márcio Freitas/Sesc

Atualizado em 18/09 às 13h12


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/estimulacao-cognitiva-introducao/



Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3793 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento