Filmes denunciam e quebram o pacto do silêncio!!!

Tempo de Leitura: 2 minutos

Maus-tratos, negligência e violência contra o idoso. São três vídeos pensados por pesquisadores[1] do Programa de Gerontologia da PUC-SP, que descortinam a violência física vivida por muitos idosos no país. São editados na versão de 1 minuto e na versão 30 segundos. A produção dos vídeos contou com a parceria da Comunidade Brasil, organização não-governamental que trabalha com projetos de capacitação de mão-de-obra não qualificada.

Ingrid Vilardi Mazeto *

 

O trabalho de pré-produção, direção de arte, direção de atores e imagens foram coordenados e dirigidos pela Comunidade Brasil em parceria com a Aldeia do Futuro. Os atores são pessoas da comunidade de Americanópolis e a captação de imagens é do grupo de comunicação da Aldeia do Futuro. Os filmes foram idealizadaos e custeados pelos próprios pesquisadores.

O objetivo do grupo idealizador é que esses vídeos possam ser divulgados por todo o país. São de domínio público, e estão disponíveis para fins sócios-educativos, desde que se mencione a autoria do Programa de Gerontologia da PUC, o qual espera ser informado caso seus filmes sejam veiculados. Como é o caso de Vitória, onde a TV local estará veiculando os filmes durante o mês de setembro.

Para obter maiores informações, entrar em contato no seguinte e-mail: [email protected]

Os filmes

O Cadeirante (1o. vídeo), mostra a violência contra uma idosa dependente fisicamente de cuidados e a falta de estrutura e informação de um cuidador, seja familiar ou profissional.

Cartografia (2o. vídeo) é baseado no assédio moral que muitos idosos sofrem, desmascara a identidade cultural de uma sociedade onde o velho não pode ser um “ser” desejante e ator da sua própria história.

Silêncio (3o.vídeo), este vídeo contou com a participação do ator Marco Dandrea, que teve como sua primeira formação profissional a medicina com residência em Geriatria. Mostra como a dependência química é um forte componente da violência contra o idoso, e como este sofre calado todos os tipos de violência.

[1] Cristiane Cinat (Assistente Social), Deborah Gampel Tichauer (Fonoaudióloga), Edith Ferreira (Enfermeira), Fabiana Conte (Fonoaudióloga), Ingrid Vilardi Mazeto (Fisioterapeuta), Marilda Lopes (Psicóloga), Renata Meirelles Malheiros (Psicóloga), Ricardo Niquetti (Educador Física), Rodrigo Caetano (Fisioterapeuta), Rogério Oliveira (Médico), Rosemeire Cristina B. Rodrigo (Psicóloga).

* É necessário ter o Windows Media Player ou similar para assistir aos filmes.

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3791 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento