Festas de Natal e Ano novo: encantamento da vida

O encantamento pela vida está dentro de si e que as festas de Natal e Ano Novo lhe proporcionem muitas alegrias e significados em 2019!!!

 

Tenho 87 anos, sou viúvo sem filhos, moro num flat e tenho 2 sobrinhos filhos de minha única irmã falecida. As festas de Natal e Ano Novo me fazem recordar o encantamento da vida!!!”

A Celebração das festas de Natal e de Ano Novo nos emocionam desde pequenos e durante nossa trajetória existencial, promovendo momentos de encantamento desde a infância até nossa finitude.

Na realidade, a vida nos encanta quando estamos disponíveis para cuidarmos de nós próprios com auto-estima, amor e carinho através de simples gestos do cotidiano: conosco e com os outros numa construção diária e persistente.

Cada pessoa pode ser comparada como diamante bruto, que precisa ser lapidado desde quando somos crianças até na velhice e a lapidação é um trabalho que exige sabedoria, precisão e paciência, como assinala Maldonado (1994).

Para isso a verdadeira celebração e encantamento deve originar-se de sua vida que deve crescer e florescer transformando coisas pequeninas em alegria e em prazer com você mesmo, como já afirmava Osho (1999).

O autoconhecimento através da vivência pessoal e da reflexão, advinda da meditação, favorece a integração de cada pessoa num exercício de crescimento existencial e de qualidade de vida.

Na minha prática clínica utilizo a técnica de meditação com pessoas de distintas idades, de jovens até muito idosos, o que possibilita um fortalecimento pessoal acompanhado de segurança, harmonia e satisfação pessoal.

De acordo com Lerner (1964), a meditação é um recurso que proporciona a cada um de nós um fortalecimento interior em distintos momentos e situações e promove para cada pessoa estar em sintonia consigo mesmo.

O encantamento pela vida está dentro de si e que as festas de Natal e Ano Novo lhe proporcionem muitas alegrias e significados em 2019!!!

Referencias Bibliográficas

Lerner, M. Hipnosis clinica, relajacion y hipoanalisis. Ed. Panamericana, Buenos Aires,1964.

Osho. Maturidade a responsabilidade de ser você mesmo. Ed. Cultrix, 1999.

Maldonado, M. T. Histórias da vida inteira. Ed. Saraiva, 1994.

 

Eliana Novaes Procopio de Araujo

Eliana Novaes Procopio de Araujo

Psicóloga, mestre em Gerontologia pela PUC-SP, especialista em Gerontologia pela SBGG e doutoranda em Ciências da Saúde na Faculdade de Saúde Pública da USP. E-mail: eliananovaespa@hotmail.com

eliananovaes escreveu 17 postsVeja todos os posts de eliananovaes