Ferraz de Vasconcelos: “Quem faz fuxico não faz fofoca”, diz idosa

Tempo de Leitura: 3 minutos

Ferraz de Vasconcelos foi uma das cidades da Região Metropolitana de São Paulo, em que foram realizadas entrevistas a fim de investigar e colher materiais para a pesquisa “Quem cuidará de nós em 2030?”. Os entrevistados foram representantes do Conselho Municipal de Saúde (Secretaria Municipal de Saúde e Usuário) e do Conselho Municipal do Idoso sobre os cuidados e serviços disponíveis hoje no Município e sobre quais cuidados e serviços consideram necessários às pessoas idosas em um futuro não distante.

Mariane Melise Bastos *

 

ferraz-de-vasconcelosEm agosto os pesquisadores foram a campo, e a partir dos relatos apresentados em entrevista, buscamos conhecer os trabalhos e atividades realizadas com os idosos presentes no município. Juntamente com o senhor Lourival Inácio da Silva (presidente do Conselho Municipal do Idoso), conhecemos o Centro de Convivência do Idoso da cidade. Fomos recebidos pela diretora do centro Ernestine Marli Zucchi, que nos contou sobre seu funcionamento, o convívio dos idosos e suas diversas atividades semanais.

 

ferraz-de-vasconcelosAs idosas contam em depoimento, que estar no centro “conserva a vida, tira o stress”, “faz viver mais, aprende mais e fica mais saudável” e que realizam semanalmente atividades como: dança, biscuit, pintura em tela, ginástica, reciclagem, canto e pintura em tecido.

Na hora de fazer os fuxicos todas as idosas estavam muito empolgadas para aprender, faziam passo a passo os detalhes do boneco, ajudando umas as outras com muito cuidado e dedicação.

Vejam o vídeo com algumas falas dos idosos de Ferraz de Vasconcelos, clicando aqui

História do município

A História de Ferraz de Vasconcelos começa quando vieram os primeiros habitantes do povoado atraídos por condições favoráveis de fertilidade do solo e clima. Voltaram-se, inicialmente, ao cultivo de frutas e alguns membros da família Leite se destacaram como os primeiros fruticultores da região.

Após certo crescimento, a região acabou despertando o interesse da Companhia Agrícola Territorial Romanópolis, que adquiriu uma extensa área de terras no trecho cortado pela Estrada de Ferro Central do Brasil.

Apesar da vantagem de ser cortada pela via férrea que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, a localidade não possuía uma estação própria para realizar o embarque direto de pessoas e mercadorias para a capital do Estado. A companhia foi, então, responsável pela construção da estação local que recebeu o nome do engenheiro Ferraz de Vasconcelos, homenagem póstuma, cuja inauguração se deu em 29 de julho de 1926. Graças a essa iniciativa o povoado pôde se desenvolver de forma mais efetiva, tornando- se, em 24 de dezembro de 1948, distrito do município de Poá.

ferraz-de-vasconcelosConta com uma População de 168.290 habitantes, sendo 10.388 idosos (IBGE, 2010), em uma Área Geográfica de 30 km2.

A primeira atividade econômica do município criado em 30 de dezembro de 1953, segundo dados do site acesse aqui, foi o cultivo da uva-itália, que havia sido trazida por imigrantes italianos. No decorrer da década de 70, o setor industrial começou a se expandir, estabelecendo-se então como a principal atividade econômica de Ferraz de Vasconcelos.

Serviço

Como fazer para ser atendido no Centro de Convivência do Idoso – Ferraz de Vasconcelos?

 

ferraz-de-vasconcelosSer pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos de idade. Endereço: Av. Dom Pedro II, 3.223 – Cambiri. Ferraz de Vasconcelos – Fone: 4678-8966. Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda à sexta.

* Mariane Melise Bastos é estudante do curso de Psicologia da PUC-SP e pesquisadora de Iniciação Científica do grupo de pesquisa NEPE (Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento) do Pós em Gerontologia da PUC-SP. Ela faz parte da pesquisa Quem Cuidará de Nós em 2030? Que envolve quatro universidades (PUC-SP, USP, UnB e UcB) e conta com fomento da FAP-DF e Ministério da Saúde. E-mail: [email protected]

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3747 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento