Feira de Santana: 271 casos de violência contra pessoas idosas em 2012

Tempo de Leitura: < 1 minutos

Levantamento feito pelo Conselho Municipal do Idoso, em Feira de Santana (a 108 km de Salvador), revela que, em 2012, foram notificados 271 casos de violência contra pessoas idosas. Em comparação com 2011, quando foram registrados 215 casos, houve um aumento de 26%.

Natanael Luis Araujo *

 

Para a presidente do órgão, Cacilda da Silva, os números são preocupantes e a sociedade precisa fazer uma reflexão. “Além da agressão física, as pessoas com idade avançada são vítimas de vários tipos de violência, desde a sexual à psicológica”, atesta.

Como exemplo, cita dois episódios de 21 de janeiro passado que chamaram a atenção da comunidade e de órgãos de defesa do idoso. O primeiro foi o caso do comerciante Celso Oliveira, 68, do distrito feirense de Ipuaçu. Ele procurou o Conselho do Idoso para relatar que foi agredido por dois policiais militares.

Para a presidente Conselho Municipal do Idoso, a violência contra idosos é construída por diversos fatores. Entre eles, a saúde precária, as dificuldades financeiras, de moradia e de transportes. “Há situações em que condutores de ônibus, por exemplo, não param para idosos nos pontos, mesmo que eles mostrem o dinheiro da passagem e que viajarem de graça seja um direito constituído”, frisa.

A população de pessoas com idade acima de 60 anos em Feira de Santana é de 48.365 (IBGE/2010) indivíduos. E a maioria dos casos de violência registrados em 2012 foi contra aqueles que estão na faixa de 71 a 80 anos. (Fonte-Foto:A Tarde).

(*) Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3808 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento