Fatores que influenciam sua evolução profissional e empregabilidade

Somente aumentando nossas Competências é que temos chance de incrementar nossa influência no mercado e empregabilidade.

 

Identificamos os três fatores que influenciam na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:

  • Mercado;
  • Empresa/Gestor e
  • Competências.

Mercado

Evolução dos novos produtos e novos serviços. Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes. Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização. Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local.

Empresa/Gestor

Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras). Planejamento estratégico da empresa. Disponibilidade para inovações. Estilos de gestão. Credibilidade. Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho). Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade).

Competências

Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C (conhecimentos), H (habilidades), A (atitudes) e E (entregas), decorrentes da integração dos componentes (CHA).

Dentre os três fatores mencionados que influenciam nossa evolução profissional, avaliaremos nosso poder de controle e o nosso poder de influência.

Quanto ao fator Mercado, fácil avaliar que nosso poder de controle é “zero” e nosso poder de influência é “bem relativo”.

Não temos o poder de controlar a chegada de novos concorrentes, novas formas e modelos de negócios (Controle zero). O que podemos fazer é aprimorar a leitura do mercado, inovar e criarmos os modelos de negócios que melhor atendam às exigências e expectativas dos clientes, elevando assim nosso poder e o poder da empresa onde trabalhamos, de influenciar o mercado.

Fator Empresa/Gestor, também fácil avaliarmos que temos poder de controle “zero” e um poder de influência relativo. Podemos influenciar a Empresa/Gestor através de mostrarmos que somos a melhor opção para continuarmos na função atual ou sermos considerados a melhor opção para uma posição de maior responsabilidade.

Nos fatores citados de Mercado e Empresa/Gestor temos poder de controle “zero” e o nosso poder de  influência é ainda muito subjetivo e pouco mensurável.

O último fator, diferente dos primeiros (Mercado e Empresa/Gestor), no que diz respeito às Competências, estas encontram-se 100% sob nosso controle e, consequentemente, 100% sob nossa influência direta.

 

Neste fator das Competências será onde devemos colocar nossos esforços e recursos, buscando os Conhecimentos, as Habilidades, as Atitudes e, com a integração desses pontos, provendo as Entregas que a função que ocupamos exige (CHAE).

Com o desenvolvimento das Competências de uma forma estruturada, destacada e reconhecida, aumenta nosso poder de influência nas Empresas/Gestores, decorrentes de trabalharmos nosso poder de convencimento e articulação. Aumentando ainda nossas Competências, temos aumentada nossa chance de incrementar nossa influência no mercado, antecipando produtos, serviços e modelos de negócios que se ajuste às expectativas dos clientes.

Aqui entra a força da utilização da ferramenta de planejamento da carreira, onde nossos recursos (tempo e dinheiro) podem ser direcionados e voltados para a obtenção das Competências necessárias.

 

José Floro Sinatura Barros

José Floro Sinatura Barros

Mestre pela Faculdade de Medicina da USP com o tema “Indicadores da qualidade de vida relacionados com o envelhecimento da força de trabalho”: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-06062017-084959/pt-br.php; Formação em Constelação Sistêmica; Especialização em Consultoria de Carreira; Certificação Internacional de Coaching pelo ICI. Pesquisador convidado do CPET (Centro de Pesquisas sobre Envelhecimento no Trabalho); Membro dos grupos PROCAR/GEOCAR de estudos sobre desenvolvimento de carreiras FIA/FEA USP. Vivência de 12 anos como gestor de carreiras, com programas de Coaching Sistêmico, Coaching de Carreira e Coaching de Preparação para a Aposentadoria. Mantém o Blog do Floro. E-mail: jose.floro@floro.com.br.

josefloro escreveu 8 postsVeja todos os posts de josefloro