Família, Ciclo Vital e Velhice

Tempo de Leitura: 2 minutos

Este volume 14(3) da Revista Kairós-Gerontologia, da PUC-SP, inaugura um espaço de publicação a uma temática única em vários artigos, articulada com a questão da Velhice. Um pesquisador que, nesta temática, assume a posição de Editor ad hoc, pode reunir em um só lugar as produções de seu Grupo de Pesquisa, ou de estudos, ou mesmo artigos de convidados seus, pesquisadores daquela temática interdisciplinar à velhice.

Flamínia M.M.Lodovici e Elisabeth F.Mercadante *

familia-ciclo-vital-e-velhiceO Editor ad hoc pode também requisitar uma Chamada de trabalhos em um dos números da revista, determinado os prazos para recebimento dos trabalhos e para a publicação on line.

Esta coletânea apresenta textos na interface Família Ciclo Vital e Velhice, escritos por pesquisadores convidados por Luzia Wilma Santana da Silva que se propôs a editar este número, compartilhando conosco da tarefa de concretizar o objetivo da Temática Kairós Gerontologia que é de problematizar o afirmado, promover desdobramentos, avanços teórico-metodológicos em torno de um objeto de estudo interdisciplinar à questão da velhice. Luiza Wilma é quem aqui coloca a família em perspectiva. A ordem familiar desejada em uma estrutura horizontal, fraterna, solidária a seus membros mais velhos.

À Luiza Wilma, nosso agradecimento especial, assim como aos pesquisadores, seus convidados, por compartilharem com esta Revista Kairós Gerontologia as produções de seu NIEFAM com os parceiros da instituição da cidade do Porto. Esperamos que este grupo seleto de textos acadêmicos seja ao leitor interessante na sua interdisciplinaridade, que promova a problematização da temática e de novas produções consequentes, além de propiciar um desejado e produtivo diálogo dos leitores com os próprios articulistas e com esta Editoria. Agradecemos mais uma vez a todos os colegas que tornaram esta edição possível, possibilitando uma fonte atualizada sobre a questão da família ciclo vital na sua articulação com a velhice.

E que o azul da imagem de capa desta edição possa dizer de nossa serenidade ao termos presente o quão valiosos à nossa vida continuam sendo a família, os contatos intergeracionais, que nos fortalecem para assumirmos a longevidade, o envelhecimento, como causa maior de nossas vidas.

Leia mais

A revista e outros números podem ser lidos na íntegra acessando o endereço eletrônico: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3447 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento