Faculdades da região do ABC têm cursos voltados para idosos

A relação do idoso com a sociedade, os aspectos físicos e psicológicos da idade e o processo de envelhecimento como uma etapa natural da vida. Esses são alguns dos pontos que envolvem a realidade do idoso, que tem seu dia especial comemorado hoje (1º).

Natália Alves e Letícia Cardoso

 

faculdades-da-regiao-do-ABCNo Brasil, são 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2000. O número representa 9,1% da população brasileira. No ABC, há cerca de 257 mil idosos, o que corresponde a 9,89% da população local. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que em 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas.

As universidades que oferecem cursos para a terceira idade são exemplos de espaços dedicados ao bem-estar desta faixa-etária da população. Só na região, são sete instituições que oferecem estes tipos de aulas. A iniciativa representa não só o desenvolvimento intelectual destas pessoas, mas oportunidade de uma vida melhor, menos sedentária e mais ativa.

São Bernardo tem cerca de 70 mil idosos. A prefeitura mantém a Fati (Faculdade Aberta para Terceira Idade). A instituição existe há 12 anos, tem cerca de 400 alunos e oferece cursos de atualização e atividades variadas, de forma gratuita, para pessoas com idade acima de 45 anos.

Na Fati, os cursos têm a duração de dois anos e são livres, ou seja, não correspondem aos de formação acadêmica, como um curso de graduação, por exemplo. No final do período, o aluno recebe um certificado de conclusão e, se quiser, pode se matricular em outro curso.

Além disso, durante todos os meses são realizados passeios culturais com os alunos para museus, teatros, galerias e cinemas. A faculdade também oferece outras modalidades de disciplinas como de dança, teatro, música, canto, entre outros.

“Manter nossos alunos em atividade é o mais importante. Eles se posicionam em uma situação de independência, de ter e reconhecer o próprio potencial”, disse a coordenadora da Fati, Salete Valente, que gerencia as atividades da faculdade desde 2003.

Para a aposentada Julia Prieto, 70 anos, que está na faculdade desde a primeira turma, há 12 anos, as atividades são motivação para a vida. “É importante você ter o prazer de sair de casa, de se arrumar para isto. É uma boa oportunidade de conhecer coisas novas.”

Comportamento

De acordo com o psicólogo Breno Rosostolato, a sociedade está mudando o conceito sobre a velhice e dando valor a esta fase da vida. “Uma faculdade para terceira idade dá novo significado a esse período. Hoje, a sociedade percebe que estar mais velho é ter mais experiência, mais maturidade, menos limitações e uma vida normal”, explicou.

Rosostolato também destaca que a educação para idosos é fundamental para manter a cabeça e o corpo ativos. “A mente em atividade, refletindo sobre o mundo, aliada a uma atividade física e social traz reconhecimento do potencial de si mesmo e motiva qualquer um, não só o idoso, a viver.”

Faculdades que dispõem de cursos
FEFISA – Faculdades Integradas de Santo André
Rua Clélia, 161, Vila Pires, Santo André – Telefone: 4451 – 0700

FAINC – Faculdades Integradas Coração de Jesus
Rua Siqueira Campos, 483, Centro,
Santo André – Telefone: 4433 – 7477

USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Avenida Goiás, 3400, Centro,
São Caetano – Telefone: 4239 – 3200

FATI – Faculdade Aberta para Terceira Idade
Faculdade de Direito de São Bernardo – Rua Java, 425, Jd. Do Mar – Telefone: 4123 0222

Faculdade Pentágono
Rua Fernado Prestes, 326, Centro,
Santo André – Telefone: 4437 – 5577

Unia – Centro Universitário de Santo André
Rua Senador Fláquer, 459
Telefone: 4435 – 8899

FAENAC – São Caetano
Rua Conceição, 321, Centro,
São Caetano do Sul – Telefone: 4223 – 7800

Fonte: Rudge Ramos Jornal, texto publicado em 01/10/2010 08:18. Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2405 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento