Evento discutirá o “Envelhecimento no século XXI e nossos desafios”

O 14º Seminário da Terceira Idade acontece na Unibes Cultural, no dia 25 de setembro, e visa capacitar e reciclar profissionais e voluntários que atuam na área do envelhecimento, buscando a contínua melhoria dos serviços oferecidos à imensa população idosa.


Há muitos anos a comunidade judaica de São Paulo vem se preocupando com o aumento da expectativa de vida da população. Sabe que isso implica enfrentar grandes desafios e por isso vem promovendo eventos anuais com o objetivo de discutir esta grande questão. Neste ano, o tema escolhido para o 14º Seminário da Terceira Idade é Envelhecimento no Século XXI e nossos Desafios, promovido pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área da Terceira Idade, a ser realizado no dia 25 de setembro, das 9 às 17h, na Unibes Cultural.

O evento visa capacitar e reciclar profissionais e voluntários da área, buscando a contínua melhoria dos serviços oferecidos à imensa população idosa que só tende a crescer, como mostram todos os organismos de pesquisa nacionais e mundiais.

Portanto, assim como acontece há 14 anos, o público alvo do Seminário aão profissionais, voluntários idosos, políticos, autoridades públicas e ONG’s que trabalham ou defendem as causas do envelhecimenro. Neste ano haverá uma homenagem ao casal Anita e Carlos Schwartz pelos trabalhos desenvolvidos todos esses anos em benefício dacomunidade judaica.

Palestras

Entre as palestrantes destacamos a presença de duas que são colaboradores do Portal do Envelhecimento/Espaço Longeviver, como Margherita Cassia Mizan, que falará sobre “Uma relação delicada: cuidador e o idoso”. Mizan é psicóloga com especialização em Gerontologia pelo Instituto de Estudo e pesquisa do Hospital Albert Einstein e especialização em Teoria Psicanalítica, e mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP. Tem mais de 14 anos de experiência em Instituição de Longa Permanência para Idosos, e atualmente atua como psicóloga clínica e Psicogerontóloga na empresa Senior Services Gestão e Treinamento no Cuidado ao Idoso.

Ana Lucia Nakamura, outra colaboradora do Portal do Envelhecimento, falará sobre “Velhices em jogo: as interações sociais fortalecidas a partir dos jogos”. Ela é doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com formação em Ciência da Computação pela Universidade Paulista. Nakamura atua em centros dias para idosos com jogos diversos e atividades tecnológicas (em videogame, celular e tablet) que visam melhorar aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais dos idosos.

Não poderíamos também deixar de destacar a fala de Denise Morante Mazzaferro, com o tema “Se reinventando após os 60”. Ela é mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP, e sócia diretora da Angatu.

O 14º Seminário da Terceira Idade contará com os convidados especiais Thomas Perlaky, psicanalista e gerontólogo, que falará sobre “O Tempo e o Envelhecimento”. Assim como Thais Ioshimoto, geriatra e nutróloga, que discorrerá sobre “Qualidade de Vida e Mudanças de Hábitos”. 

A realização do 14º Seminário da Terceira Idade  é da Federação Israelita do Estado de São Paulo em parceria com a Unibes e apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP) e Sociedade Israelita Albert Einstein.

Serviço

Dia: 25 de setembro de 2019, das 9 às 17h
Local: Unibes Cultural, localizado na Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, SP. Inscrições: O ingresso é solidário: Kit higiene (sabonete, pasta e escova de dentes e fralda geriátrica G ou GG, destinado aos projetos sociais da CIP e Unibes.
Informações: (11) 3088-0111 ou por e-mail: terceiraidade@fisesp.org.br

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2645 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento