Estatuto do Idoso Ilustrado

Tempo de Leitura: 2 minutos

A divulgação do Estatuto em todo o país é fundamental para a sua aplicação. Não basta só fazer a Lei, a sociedade e especialmente as pessoas idosas precisam ter consciência dos seus direitos.

 

 

estatuto-do-idoso-ilustradoA autora do Estatuto do Idoso Ilustrado é Jussara Miranda Duarte. Ela “traduz” a lei federal nº10.741 de 1º de outubro de 2003 para uma linguagem simples e agradável, e com as situações ilustradas ficando, assim, mais fácil para todos, e principalmente, os idosos tomar conhecimento e lutar por seus direitos.

A autora tornou o que poderia ser considerado maçante em leitura agradável, chamando a atenção não só do público mais velho, mas de outras gerações.

A leitura é imprescindível para quem tem 60 anos ou mais, quer conhecer seus direitos e também saber como exigi-los. Mas também é fundamental para todos os cidadãos, afinal vivemos todos um processo de envelhecimento e precisamos tomar consciência dos nossos direitos e deveres. Conhecer a lei é fundamental para ajudar a fiscalizar sua aplicação.

Sobre a autora

A autora Jussara Miranda Duarte é psicóloga graduada pela PUC-Minas, com pós-graduação em gerontologia pela Fumec. Fez cursos e participou de vários seminários sobre envelhecimento.

Em asilos, realizou entrevistas e aplicação de testes específicos em idosos, para avaliar a necessidade de encaminhá-los para reabilitação cognitiva. Em sua pesquisa recente sobre o Estatuto do Idoso, constatou que, a maioria das pessoas entrevistadas tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3360 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento