Estaremos em recesso até dia 1 de janeiro! 2019 chega com cursos de verão

O Espaço Longeviver lança em janeiro de 2019 um calendário com diversos cursos de verão presenciais voltados para o Longeviver. A inauguração ocorre dia 14 de janeiro. Eis a boa nova!

 

É preciso parar! Repousar para continuar a caminhada…

Chegamos finalmente ao final de 2018, em um clima escaldante!

Nossos desejos é que esse mesmo calor esteja em nossos corações, aquecendo nossas almas, energizando nossos corpos para que possamos olhar o humano que há em cada um de nós e assim termos força para mudar muitos de nossos comportamentos ante a vida. Vida finita!

2018 foi um ano em que conseguimos transformar uma dificuldade em uma grande oportunidade. O resultado disso é que iniciamos 2019 com mais um projeto: o Espaço Longeviver. Ele surgiu a partir das experiências na docência, na pesquisa gerontológica interdisciplinar, e na curadoria de conteúdos do Portal do Envelhecimento, Revista Portal de Divulgação e editora Portal Edições. E, claro, da experiência do próprio vivenciar a vida, deixando a velhice nela habitar.

O Espaço Longeviver consiste em um espaço presencial de formação continuada e curadoria de conteúdos, por meio de cursos de curta duração, seminários, workshops, palestras, rodas de conversa, oficinas e ateliê de reflexão e (auto) formação na perspectiva humanística que considera o exercício da vida plena em todas as idades. Visa:
a) articular os saberes formais e experiências profissionais sobre as pessoas idosas com o saber e a experiência daqueles em processo de envelhecimento,
b) melhorar o enfrentamento das dificuldades ante os efeitos do envelhecer,
c) implantar projetos inovadores que possam transformar positivamente o longeviver, d) construir um novo imaginário social, e
e) favorecer a troca de relações e saberes intergeracionais.

São duas salas que o Portal do Envelhecimento ganhou em 2018, alocadas no Conjunto Comercial George Corbisier, localizado na Avenida Pedro Severino Júnior, 366, no bairro Vila Guarani, entre o metrô S. Judas e Conceição, em São Paulo.

Cursos de verão

O Espaço Longeviver lança em janeiro de 2019 um calendário com diversos cursos de verão presenciais voltados para o Longeviver. A inauguração ocorre dia 14 de janeiro, e entre os cursos de verão a serem ofertados em janeiro, por exemplo, estão:
Workshop: Longeviver – Desafios e Perspectivas
Oficina: Processo de Inovação sobre o longeviver
Políticas públicas para o envelhecimento: como acessá-las?
Workshop: Com que roupa vou longeviver?
Oficina: Aprendendo a usar o seu Smartphone (idosos)
Workshop sobre a Arteterapia no Envelhecimento
Roda de conversa: Mídias e velhices: quais são os discursos?
Workshop: Entendendo a curatela
Dialogando sobre os fazeres em ILPIs
Formação de voluntariado-arte, política e o trabalho voluntário
Workshop para avós e netos: construindo avosidades (idosos)
Psicoestimulação na Doença de Alzheimer: orientações práticas e atividades
Oficinas socioeducativas para Longeviver.

Na primeira semana de janeiro abriremos as inscrições! Aguardem e Agendem! Iniciaremos nossas atividades (manhã, tarde, noite e sábados) no dia 14 com rodas de conversa e workshops.

Os cursos serão dirigidos ao público em geral, teremos atividades mais voltadas para profissionais e outras para pessoas idosas.

O Espaço Longeviver pretende também ser um espaço de cowork da rede de colaboradores do Portal do Envelhecimento.

Interessados em participar de nossas atividades na semana do dia 14, podem enviar email para: espacolongeviver@portaldoenvelhecimento.com.br.

Revista Longeviver

Outra novidade para 2019 é a mudança de nome de nossa publicação, que de Revista Portal de Divulgação passará a ser chamada Revista Longeviver. Ela entrará no ar na segunda semana de janeiro, coincidindo com a inauguração do Espaço.

Como podem ver o clima está bem agitado por aqui, muitas coisas novas acontecendo, é a vida pulsando! Vida que nos instiga a aprender e reaprender a ligar os saberes, as experiências e os fazeres que dão sentido à vida!

E que venha 2019!

Equipe Portal!

 

 

 

Beltrina Côrte

Beltrina Côrte

Jornalista, Especialização e Mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional, Doutorado e Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. É docente da PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação. CEO do Portal do Envelhecimento, Portal Edições e Espaço Longeviver. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Basis/Inep/MEC até 2018. Integra a Rede Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip) e a Red Iberoamericana Interdisciplinar de Investigación en Envejecimiento y Sociedad (RIIIES). E-mail: beltrinac@gmail.com

beltrinacorte escreveu 14 postsVeja todos os posts de beltrinacorte