Espanha publica primeiro Guia para aliviar a violência de gênero no final da vida

Tempo de Leitura: 3 minutos

O objetivo do guia é ajudar a reduzir o sofrimento causado por situações de violência de gênero no final da vida, além de formar e orientar profissionais que trabalham com pessoas com doenças avançadas para que saibam prestar o melhor atendimento possível nos casos onde há histórico de maus tratos.


Na Espanha, um grupo de profissionais de diversas áreas, ao realizar seu trabalho cotidiano de cuidados paliativos pela organização Matia Fundazioa (Espanha), acaba entrando na privacidade das pessoas enfermas e suas famílias, descobrindo muitas histórias e casos de abuso de violência. Como intervir? Como melhorar a qualidade da comunicação e dos relacionamentos em geral?

Ao longo dos anos o grupo começou a identificar um número bem significativo de famílias com história anterior de pessoas idosas vítimas de maus tratos no sistema familiar. A pergunta que o grupo se fez foi: como o atendimento psicossocial habitual oferecido pela entidade em que atuavam nos cuidados paliativos poderia aliviar o problema específico das relações com as diversas violências?

Uma das principais violências identificadas pelo grupo foi a física e / ou psicológica. Em alguns casos, o paciente em situação de cuidados paliativos é o agressor, enquanto o cuidador principal, sua esposa, é a vítima. Mas há também a situação inversa, na qual o paciente é a vítima, exigindo um cuidado maior da equipe a fim de garantir a segurança da pessoa, dada a acentuada vulnerabilidade da mulher doente.

O grupo de profissionais verificou que nada havia sido produzido a respeito e por isso resolveu elaborar um guia (veja abaixo como adquiri-lo gratuitamente) que pudesse abordar tal questão e ajudar outros profissionais. Assim, a equipe de atenção psicossocial de Matia Fundazioa, que oferece atendimento psicológico a pessoas com doenças avançadas e suas famílias, sistematizou suas experiências, colocando no papel esses saberes.

Portanto, o Guia é resultado da constatação de que, nas famílias com uma relação de abuso histórico, os maus tratos também persistem na doença e aumenta os problemas derivados da doença grave que a família enfrenta naquele momento.

Uma das situações mais comuns referidas pela equipe de assistência psicossocial de Matia Fundazioa é a de uma mulher vítima de abuso que se torna a cuidadora principal do marido agressor gravemente doente. Embora exista também o caso de mulheres agredidas em que o agressor atua como cuidador.

Essas situações levaram a equipe psicossocial de Matia Fundazioa a refletir sobre quais necessidades especiais essas famílias apresentavam e como elas deveriam adaptar sua intervenção para cobri-las, garantindo a segurança de todas as pessoas envolvidas. No entanto, eles descobriram que não havia material profissional publicado e decidiram criar seu próprio guia.

O objetivo do guia é ajudar a reduzir o sofrimento causado por situações de violência de gênero, além de formar e orientar profissionais que trabalham com pessoas com doenças avançadas para que saibam prestar o melhor atendimento possível nesses casos.

Serviço
Cartilha: Programa para aliviar a violência de gênero no final da vida
Ano: 2020
Linha de conhecimento: Área psicossocial
Autor: Equipe de Atenção Psicossocial – Matia Fundazioa
A cartilha pode ser baixada no link a seguir: https://www.matiainstituto.net/es/publicaciones/programa-para-paliar-la-violencia-de-genero-al-final-de-la-vida


Este curso visa orientar pessoas envolvidas com o tema quanto às principais questões que impactam na implantação e funcionamento do serviço chamado Centro dia com qualidade. Com discussão crítica e dinâmica a proposta é desenvolver a reflexão sobre o serviço de centro dia com bases reais quanto a dinâmica do funcionamento do serviço. Inscrições abertas: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/centro-dia/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2696 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento