Equidade na saúde

Pesquisadores do Grupo de Estudos em Economia da Saúde e Criminalidade (GEESC) do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participaram de uma pesquisa financiada pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), que gerou um livro que foi intitulado “Equidade na Saúde:

Rodrigo Caetano Arantes

 

equidade-na-saudeO Programa de Saúde da Família em Minas Gerais”, organizado pelas professoras do CEDEPLAR/UFMG, Mônica Viegas Andrade e Kenya Valéria Micaela de Souza Noronha.

Este livro tem um capítulo: “A saúde do idoso em Minas Gerais e a utilização de cuidados preventivos: uma análise com base na Estratégia de Saúde da Família (ESF)”.

A amostra é representativa para o estado de Minas Gerais com 3.629 idosos residentes em áreas urbanas potencialmente cobertas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os indicadores analisados foram: ficar sozinho a maior parte do tempo; quedas nos últimos 12 meses; dificuldade para realizar atividades físicas tais como andar uma rua e subir um lance de escada, limitações na realização de atividades básicas da vida diária (ABVDs); qualidade da visão e audição; presença de doenças crônicas; a cobertura de vacina contra a gripe; realização de exames preventivos, tais como exame de sangue, urina, fezes, próstata (PSA), mamografia e colo do útero; cobertura da caderneta de saúde do idoso.

A obra é uma boa referência bibliográfica para quem quer analisar idosos em Minas Gerais ou comparativamente a idosos de outros estados do Brasil.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2597 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento