Envelhecimento no século XXI: celebração e desafio

Tempo de Leitura: 2 minutos

O envelhecimento populacional é uma das mais significativas tendências do século XXI. Apresenta implicações importantes e de longo alcance para todos os domínios da sociedade. No mundo todo, a cada segundo 2 pessoas celebram seu sexagésimo aniversário – em um total anual de quase 58 milhões de aniversários de 60 anos.

UNFPA e HelpAge International *

 

envelhecimento-no-seculo-XXI-celebracao-e-desafioUma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos de idade ou mais, e estima-se um crescimento para 1 em cada 5 por volta de 2050: o envelhecimento da população é um fenômeno que já não pode mais ser ignorado.

O relatório Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafio analisa a situação atual das pessoas idosas e o progresso nas políticas e ações adotadas por governos e partes interessadas na implementação do Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento; esse Plano, aprovado na II Assembleia Mundial do Envelhecimento realizada em Madri, visa fazer frente às oportunidades e desafios de um mundo cuja população está envelhecendo. O relatório oferece vários exemplos de programas inovadores que tratam com sucesso as questões do envelhecimento e os interesses dos idosos.

O relatório aponta lacunas e oferece recomendações sobre o caminho a ser seguido para assegurar-se uma sociedade voltada para todas as idades, na qual tanto jovens quanto idosos tenham oportunidades de contribuir para o desenvolvimento e compartilhar de seus benefícios. Uma característica única do relatório é o enfoque na opinião dos próprios idosos, capturadas através de entrevistas com pessoas de idade de todo o mundo.

O relatório, produto da colaboração de mais de 20 agências das Nações Unidas e organizações internacionais de maior vulto que trabalham na área do envelhecimento populacional, demonstra que importante progresso tem sido alcançado por muitos países através da adoção de novas políticas, estratégias, planos e leis sobre o envelhecimento; por outro lado, aponta que muito mais precisa ser feito para a total implementação do Plano de Madri e para o alcance do potencial de nosso mundo em envelhecimento.

(*) O UNFPA, Fundo de Populac¸a~o das Nac¸o~es Unidas, e´ uma age^ncia de desenvolvimento internacional que cria um mundo onde cada gravidez e´ desejada, cada parto e´ seguro e o potencial de cada jovem e´ realizado. A HelpAge International auxilia idosos a reivindicar seus direitos, lutar contra a discriminac¸a~o e superar a pobreza, de forma que possam levar uma vida digna, segura, ativa e sauda´vel. Nosso trabalho e´ fortalecido atrave´s de nossa rede global de organizac¸o~es voltadas para a mesma meta – a u´nica desse tipo no mundo.

Nora da Redação Portal: O Relatório Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafio está disponível Aqui (versão na íntegra em inglês) ou Aqui (sumário executivo em português).

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3436 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento