Envelhecimento e cuidados domiciliários em instituições de solidariedade social

Tempo de Leitura: 2 minutos

Esta obra, Envelhecimento e Cuidados Domiciliários em Instituições de Solidariedade Social, publicada pela Editora Coisas de Ler, de Portugal, de autoria de Maria Irene Lopes B. Carvalho, analisa os cuidados domiciliários em instituições de solidariedade a partir de um conjunto de desenvolvimentos recentes: o aumento do número das pessoas idosas dependentes e a ação política na velhice.

envelhecimento-e-cuidados-domiciliarios-em-instituicoes-de-solidariedade-socialSitua os cuidados domiciliários como domínio emergente da política, que articula a área social e a saúde, as entidades públicas e privadas, lucrativas e não lucrativas, o trabalho formal e o informal, as pessoas idosas dependentes e os familiares cuidadores.

Maria Irene Lopes B. Carvalho procurou compreender em que medida esta política se configura em Portugal, levando em conta três vertentes: as pessoas idosas dependentes; as instituições de solidariedade com serviços de apoio domiciliário; e a intervenção dos profissionais de Serviço Social coordenadores desses serviços. A autora também analisou as disposições e as práticas em quatro instituições com estatuto jurídico de solidariedade social.

Os serviços e os cuidados domiciliários dessas instituições situam-se entre a manutenção /sustentação, o alargamento relativo e substantivo e a diversidade/inovação. O processo de intervenção do Serviço Social orienta-se para a satisfação das necessidades dos clientes de acordo com os recursos disponíveis. Apesar desta tendência, a autora identificou numa instituição com maior complexidade processos de intervenção inovadores, cuja orientação é a de criar recursos de acordo com as necessidades identificadas. São estas instituições que estão melhor posicionadas para promover a autonomia e a qualidade de vida na velhice.

Sobre a autora

Maria Irene de Carvalho é Assistente Social, Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, sendo também Licenciada, Mestre pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. É especialista em educação de adultos pela FPCS da Universidade de Lisboa e pós-graduada em família e Sociedade pelo ISCTE. Exerceu funções de Assistente Social em IPSS, na Segurança Social e no Serviço Social hospitalar. Atualmente é docente Universitária, investigadora, formadora e supervisora de práticas profissionais. Realiza conferências e publica artigos em revistas nacionais e internacionais.

Para maiores informações sobre o livro, contatar pelo e-mail: [email protected]

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3824 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento