Entrevista com Sidney Oliveira – O empresário à frente da Ultrafarma

Em 2007, a Ultrafarma venceu o Prêmio Top of Mind Internet, como a primeira marca de farmácia na internet.

Portal – Por favor, o sr. poderia se apresentar?

Sidney Oliveira – Nasci no dia 15 de novembro de 1953, no município de PARANA, Estado do Paraná.

 

entrevista-com-sidney-oliveira-o-empresario-a-frente-da-ultrafarmaPortal – E a relação com o trabalho? Como surgiu essa vontade de trabalhar com a área da saúde?

Sidney Oliveira – Comecei no ramo farmacêutico trabalhando como balconista de uma pequena farmácia em Nova Olímpia, no Paraná. A seguir passei a vender medicamentos pelas cidades da região, até adquirir minha primeira farmácia. Outras vieram a fazer parte da rede, até que, em meados de 1980, vendi todas elas para iniciar a carreira em São Paulo. Quando montei a minha primeira loja, todos os dias me reunia com os funcionários para ouvir deles o que os clientes estavam precisando e quais suas expectativas em relação à farmácia. Essa minha preocupação com o atendimento se mantém até hoje.

Portal – E como nasceu a Ultrafarma?

Sidney Oliveira – A ideia de criar a Ultrafarma surgiu durante algumas viagens que fiz ao exterior, em visita a países com população de baixo poder aquisitivo. Nesses locais, o que chamou a minha atenção foi como algumas drogarias, apesar de terem apenas uma loja, conseguiam se sobressair das demais apenas vendendo medicamentos pela venda remota (televendas e internet), sem gastos com instalações e pessoal. Nessa época não medi esforços para trazer para o mercado brasileiro esse sistema de venda diferenciado, que possibilitava trabalhar com custos bem mais reduzidos e ainda com entrega em domicílio. Passei a pesquisar como essas farmácias trabalhavam e a adaptar o esquema de vendas para o Brasil.

Portal – Como foi o processo de crescimento da empresa?

Sidney Oliveira – A rede já expandiu tanto que, hoje, tem o portal de compras mais visitado de São Paulo, e pretende levar seus bons preços e produtos de qualidade ao resto do Brasil. Sinto-me orgulhoso em dizer que somos líderes em venda de medicamentos genéricos. A Ultrafarma foi a primeira a criar o funcionamento de entrega de medicamento em domicílio, beneficiando muitos clientes pela comodidade.

entrevista-com-sidney-oliveira-o-empresario-a-frente-da-ultrafarmaPortal – Qual é a sua rotina no dia a dia do trabalho? E na sua vida pessoal?

Sidney Oliveira – A minha rotina é bem corrida, mas mesmo com o tempo todo tomado com reuniões de negócios, sempre arranjo um tempinho para percorrer as farmácias e conversar pessoalmente com os clientes. Acho isso fundamental, pois um negócio só faz sucesso se os clientes estão satisfeitos com ele. Apesar de os negócios ocuparem boa parte da minha vida, realizo sempre de forma voluntária uma gama de trabalhos sociais.

Portal – Em seu livro “Deus – médico dos médicos” (Ed. Nova Leitura), o senhor e o bispo Dom Fernando Figueiredo entrevistaram médicos de diversas especialidades no intuito de levar ao público a importância da nutrição na prevenção das doenças. Como foi trabalhar a questão da fé? Como surgiu a necessidade de abordar o tema fé e prevenção de doença?

Sidney Oliveira – O papel da fé é fundamental quando falamos em prevenção de doenças, pois só um amor divino que perdoa e é capaz de levar alguém a morte para salvar seus irmãos, como nos revelou Jesus, pode dar sentido à vida humana. Porém, temos que fazer a nossa parte, que é cuidar da saúde que nos foi dada por ele. Durante muito tempo planejei escrever um livro diferenciado, que fosse útil e didático. Confesso que o desafio não foi fácil, afinal trazer para as páginas uma linguagem clara, correta e interessante não é simples, principalmente quando o assunto é saúde e bem-estar. Consegui preparar esse livro graças ao apoio importantíssimo de dom Fernando Figueiredo e do meu grande amigo dr. Lair Ribeiro. A semente desse livro talvez tenha surgido nos bastidores de “Deus, Médico dos Médicos” – programa de TV que eu e dom Fernando conduzimos juntos. Na atração entrevistamos médicos de todas as especialidades, mais especificamente aqueles que falam de nutrição.

entrevista-com-sidney-oliveira-o-empresario-a-frente-da-ultrafarmaPortal – Como surgiu a questão do envelhecimento em sua vida? O que o faz dedicar-se bastante ao tema?

Sidney Oliveira – Surgiu de maneira natural, pois o envelhecimento faz parte da vida de todos. Após esse amadurecimento, comecei a mudar alguns hábitos para ter uma melhor qualidade de vida. Não tinha uma alimentação adequada até isso começar a afetar a minha saúde. Com a ajuda do meu amigo dr. Lair Ribeiro, consegui mudar totalmente os meus hábitos alimentares e hoje posso dizer que além de mais saudável me sinto mais feliz comigo mesmo. Hoje sei que quem escolhe o meu envelhecimento sou eu, portanto é importante me cuidar desde cedo para colher uma vida melhor no futuro.

Portal – O senhor tem algum projeto para atender mais especificamente a esse público?

Sidney Oliveira – Na Ultrafarma, as lojas estão preparadas para recebê-los a qualquer momento, mas nos horários de mais movimento damos mais atenção sempre ao atendimento preferencial. Além do atendimento preferencial, temos um local em que os clientes podem aguardar sentados o pedido. Temos ainda o Espaço Social Ultrafarma, que promove bailes, palestras e atividades diversas para o publico da terceira idade.

Portal – Como o senhor enxerga o envelhecimento na sociedade? Estamos preparados para isso? O que falta para chegarmos a uma sociedade mais igualitária no que se refere ao envelhecimento?

Sidney Oliveira – Hoje está muito melhor, pois temos diversos recursos que nos ajudam a nos preparar para o envelhecimento, na estética e principalmente na saúde, proporcionando melhor qualidade de vida ao longo dos anos. O Brasil está caminhando bem nesse sentido por meio de conscientizações do governo e de muitas empresas.

entrevista-com-sidney-oliveira-o-empresario-a-frente-da-ultrafarmaPortal – Na sua família como o envelhecimento é vivenciado? E como o senhor vê seu próprio envelhecimento?

Sidney Oliveira – Todos nós encaramos com muita naturalidade. Acho que o envelhecimento faz parte da vida.

Portal – A ONG OLHE – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento temos levado à sociedade, por meio do nosso site Portal do Envelhecimento, a disseminação do conhecimento qualificado sobre o envelhecimento e a longevidade humana, buscando ser referência como agente de transformação e renovação das práticas sociais que estimulam e sustentam um envelhecer com futuro. O Sr. tem conhecimento de ações como essas? Acha que elas são importantes em vista do crescente aumento da população idosa?

Sidney Oliveira – Com certeza! Acho superbacana essa preocupação com o envelhecimento, sempre me dedico a causas que beneficiam a Melhor Idade. Essa ação promovida pelo Portal é de extrema importância, vocês estão de parabéns. Acho muito importante quando a mídia dá espaço a temas relacionados aos idosos.

Contato

Assessoria Márcia Stival. E-mail: imprensa@consultordeempresas.com.br. Tel.: (11) 3205-4651

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2404 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento