Entrevista com Júlio Ribas, presidente da SCA brasileira, produtora de fraldas

Portal – Por favor, “apresente-nos” a TENA…

Júlio Ribas – A marca TENA tem 40 anos e é líder mundial em produtos para incontinência urinária. Está presente em 90 países, incluindo o Brasil, e foi criada pela sueca SCA, com o objetivo de oferecer produtos que atendam às necessidades dos usuários, cuidadores e profissionais da saúde em todo o mundo. A decisão de se instalar no Brasil foi resultado do crescimento e oportunidade de negócio nesse setor, pois aqui o número de incontinentes é expressivo. Em nosso país estima-se que em 2030 haverá 40 milhões de idosos, fatia significativa da população com potencial para usar os produtos TENA. No mundo, a sueca SCA, fabricante de produtos de higiene e papel, emprega 50 mil pessoas em 40 países.

 

 

entrevista-com-julio-simas-presidente-da-sca-brasileira-produtora-de-fraldasPortal – Quem faz a TENA hoje acontecer? Qual o cargo que ocupa?

Júlio – A SCA tem 430 funcionários e todos são responsáveis pelo sucesso da companhia. Eu sou o presidente da SCA no Brasil e fui convidado pela empresa, no ano passado, para integrar a equipe brasileira, lançar essa marca líder mundial aqui e expandir os negócios no país.

Portal – O mercado está em crescimento acelerado. A população brasileira vive mais. Tudo isso já se reflete na produção e nas vendas?

Júlio – Com certeza. A expectativa de vida dos brasileiros está aumentando consideravelmente, e os idosos são importantes consumidores em potencial de nossos produtos. Por conta disso, as expectativas de vendas aumentam. Vale reforçar que tudo isso decorre da qualidade diferenciada oferecida pelos produtos TENA, com tecnologia inovadora, que permite maior conforto, segurança, capacidade de absorção e neutralização de odor.

Portal – Como a TENA vê a longevidade no país?

Júlio – Apenas ratificando, a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado significativamente. Daqui a 15 anos, estima-se que o Brasil terá a sexta maior população idosa do mundo, ou seja, seremos um país da terceira idade. A melhoria da qualidade de vida das pessoas, o avanço da medicina e a consciência da necessidade de atividades físicas diárias contribuem para o aumento da longevidade, que, por sua vez, estimula a indústria a desenvolver produtos adequados para essa parcela da população. Temos certeza de que TENA é o melhor produto do mercado para a incontinência urinária. Prova maior disso é a liderança mundial da marca e que logo estaremos repetindo no Brasil.

Portal – O que o senhor pensa sobre a velhice? Como pretende vivê-la?

Júlio – Acho que todo mundo deveria programar a velhice desde cedo, e acredito que muita gente pensa assim, que essa é uma tendência das novas gerações. A preocupação dos mais jovens em relação à garantia de uma boa previdência privada, por exemplo, tem crescido, a ponto de ter aumentado o número de empresas que começam a oferecer esse benefício, por exemplo. Quero ter uma velhice com saúde e qualidade de vida para aproveitar os momentos ao lado da minha família. Para isso, tenho que pensar nisso todos os dias, tendo alimentação saudável, praticando exercícios físicos, cuidando da saúde e da mente.

Portal – A qualidade dos produtos é frequentemente citada. Como a empresa os avalia, há controle de qualidade constante?

Júlio – Todos os nossos produtos passam por uma bateria de testes e performance, com tecnologia aplicada para desenvolver o melhor produto, proporcionando conforto para o usuário e facilidade no manuseio para os profissionais de saúde, gerando, assim, humanização no tratamento do usuário e confiança dos profissionais de enfermagem.

Portal – No site da empresa há um glossário sobre incontinência urinária. A preocupação com a informação é marca do seu trabalho?

Júlio – Temos a preocupação em entender o que acontece com uma pessoa incontinente e conhecer a fundo as suas aflições. E ainda nos preocupamos muito em apoiar quem cuida da pessoa incontinente acamada. Por isso, fazemos questão de mostrar a elas em nosso website – e em pontos de venda, atendimento ao cliente, entre outras ações -, que existe alguém que a entende e que procura oferecer o melhor produto e a melhor informação para proporcionar maior qualidade para a vida dessa pessoa e dar a ela a mobilidade, conforto e discrição necessários. Além disso, é nossa função entender tudo o que faz parte do mundo da incontinência. Só assim conseguimos oferecer um produto com a qualidade TENA. Temos certeza de que conseguimos isso, pois a TENA é líder mundial.

Portal – Como surgiram e como se desenvolveram as ideias iniciais sobre a fabricação de produtos destinados à incontinência?

Júlio – Antes de começar a produzir um produto, é preciso entender os possíveis e futuros consumidores, além de estudar o próprio mercado. A partir daí, a empresa reúne a equipe de profissionais e desenvolve o produto, que terá características distintas entre cada companhia.

Portal – O sr. ou outro diretor têm amigos ou parentes que passam pelo problema?

Júlio – Acho que todo mundo conhece alguém ou já ouviu histórias de pessoas com incontinência urinária.

Portal – Se um dia chegasse a ter, como gostaria de ser tratado? Quais produtos gostaria que estivessem no mercado a preço acessível?

Júlio – Gostaria de ser tratado como todos deveriam ser: com respeito e carinho e ter acesso a informações que me permitissem acreditar que é possível manter a qualidade de vida, a mobilidade, o conforto e a discrição, mesmo sendo incontinentes. A incontinência não deveria ser vista como impeditivo para se ter uma vida normal.

Espero contar com produtos que tenham alta qualidade e que me proporcionem conforto.

Portal – Há a preocupação da empresa em relação à sustentabilidade. Como isso acontece na prática?

Júlio – Nós monitoramos o impacto ambiental na fase de produção, promovemos um sistema de gestão ambiental e seguimos a norma internacional ISO 14025. Nossos produtos, incluindo a embalagem, são feitos de materiais que permitem o correto descarte. Nossas embalagens, por exemplo, facilitam a reciclagem.

Portal – O sr. tem resposta dos benefícios ocasionados pela fabricação de produtos de qualidade? Se positivo, cite exemplos, por favor.

Júlio – Posso citar o exemplo da TENA Slip, nossa linha direcionada às pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade. Esses protetores garantem a absorção de até 2,5 litros de urina, o que é muita coisa. Essa qualidade proporciona menos trocas durante o dia, o que é bom tanto para o usuário como para o cuidador, e garante total sensação de secura para quem utiliza o produto. As tecnologias aplicadas nos nossos produtos são responsáveis pelo sucesso dos retornos que obtemos dos nossos clientes.

Para saber mais sobre a empresa e seus produtos, acesse Aqui / Aqui 

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2599 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento