Encontros de gerações

No último dia 30 de novembro de 2012, ocorreu mais um encontro entre os idosos do CREMI – Centro de Referência da Melhor Idade e as crianças do ensino fundamental de escolas municipais da cidade de Caraguatatuba, situada no Litoral Norte de São Paulo. Eles participaram do projeto “Encontros de Gerações” que já está no seu terceiro ano de realização e que tem se tornado muito bem sucedido na região.

Divina de Fátima dos Santos * Texto e imagens

 

encontros-de-geracoesOs participantes deste projeto trocaram cartas ao longo do ano de 2012 e no final do período letivo tivemos o encontro entre seus membros. Esse dia foi muito esperado por ambos, pois foi o momento de conhecer pessoalmente seu correspondente após várias trocas mensais de cartas entre eles.

Vale lembrar que esse trabalho conta com o apoio de muitas pessoas entre professores, estudantes e familiares tanto das crianças quanto dos idosos, além da Secretaria da Educação, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso e do Conselho do Idoso do município de Caraguatatuba-SP e, faz parte de uma pesquisa de Doutorado em Psicologia coordenado pela pesquisadora Divina de Fátima dos Santos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

encontros-de-geracoesO dia do encontro foi cercado de muitas emoções de parte a parte. Também é crescente o desejo dos correspondentes de continuarem participando do projeto e assim ganharem novos amigos por meio da escrita de cartas. Notamos que essa troca de correspondência vem fortalecendo os laços não apenas entre os interlocutores, mas também entre seus familiares que sistematicamente solicitam a continuidade do trabalho entre estes dois segmentos da sociedade.

O número de interessados em participar do projeto vem aumentando a cada ano e, assim, pode-se dizer que o mesmo vem ganhando forças para tornar-se parte do projeto pedagógico das escolas envolvidas, o que já vem sendo estudado pelos seus gestores locais. Dessa forma podemos dizer que todos saíram ganhando com o processo, uma vez que ficou patente a grande alegria e satisfação dos participantes.

Com o aumento da longevidade humana e a crescente complexidade da vida moderna que muitas vezes dificultam o convívio pleno entre pessoas de diferentes idades, o estímulo de trabalhos que promovam o encontro de gerações vem ganhando força em diferentes partes do país e, no caso do projeto de troca de cartas que vem sendo realizado no município de Caraguatatuba, tem se mostrado muito eficiente para promover o encontro não apenas entre crianças e idosos, mas também entre seus idealizadores e os gestores locais.

encontros-de-geracoesA ideia é unir para ampliar o diálogo, a tolerância, o respeito e promover uma sociedade harmoniosa para todas as idades.

* Divina de Fátima dos Santos é Mestre em Gerontologia e Doutoranda em Psicologia pela PUC-SP, e colaboradora do CRP-Vale do Paraíba e do Portal do Envelhecimento.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2332 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento