Empresa cria sensores para monitorar as atividades dos idosos

Tempo de Leitura: < 1 minutos

Pesquisador da NTT mostra como o dispositivo capta os movimentos do usuário. A maior empresa de telecomunicações do Japão está desenvolvendo um dispositivo para monitorar o bem-estar de idosos. O projeto faz parte de um crescente esforço para melhorar os cuidados dos mais velhos em um país cuja população está envelhecendo mais rápido que em outros lugares.


O dispositivo, usado como um relógio de pulso, tem uma câmera embutida, microfone e acelerômetro que medem o ritmo e a direção dos movimentos da mão para saber o que o usuário está fazendo – como escovar os dentes e fazer café.

Em uma demonstração realizada nos laboratórios da NTT, os movimentos do usuário foram coletados como dados que surgiram como linhas em um gráfico (cada tipo de atividade aparecia como uma linha). Com essa tecnologia é possível ver o que o idoso está fazendo a cada hora do dia.

O protótipo foi ligado a um computador pessoal para a demonstração. Porém, conforme os pesquisadores, os dados podem também ser transmitidos por rede sem fio ou armazenados em um cartão de memória. A empresa disse que os planos para o uso comercial ainda não foram decididos.

Fonte: G1, em São Paulo, com informações da AP, 23/02/11 – Créditos de imagem: Koji Sasahara/AP. Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3808 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento