Emoção marca formatura de acompanhantes de idosos na SBA

Tempo de Leitura: 3 minutos

O curso decorreu ao longo de três meses capacitando ao todo 240 cuidadores divididos em 6 turmas. Esse segmento faz parte de um mercado cheio de oportunidades e carente de qualificação. Diante deste cenário cada vez mais competitivo, onde a ocupação de Cuidador de Idoso ainda não é uma profissão regulamentada por lei federal, mas que ao mesmo tempo surgem iniciativas políticas visando a regulamentação da profissão e onde o envelhecimento crescente da população idosa faz aumentar a demanda por esse profissional -, estar preparado, com profissionais capacitados é situação sine qua non para o sucesso de instituições que trabalham com eles e também para os próprios cuidadores que enfrentam uma concorrência cada vez mais acirrada.

Alessandra Anselmi

 

emocao-marca-formatura-de-acompanhantes-de-idosos-na-sbaA respeito da regulamentação da profissão, recentemente foi publicado no Portal um artigo intitulado “O que a profissão cuidador de idosos tem a ver comigo?”, contendo os projetos em andamentos, destacando-se questões que cada um suscitava.

 

emocao-marca-formatura-de-acompanhantes-de-idosos-na-sbaFoi pensando exatamente nisso, na valorização e o aperfeiçoamento de seus cuidadores que a Sociedade Beneficente Alemã (SBA), após a realização de uma pesquisa interna com os familiares dos moradores e seus acompanhantes, contratou o curso desenvolvido pelo Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento – OLHE, uma instituição sem fins lucrativos e formada por profissionais de alta qualificação na área da Gerontologia, em parceria com a Support – Danone.

emocao-marca-formatura-de-acompanhantes-de-idosos-na-sbaO curso de Atualização para Acompanhantes de Idosos que o OLHE desenvolve faz parte do Programa Cuidar é Viver – um programa de apoio, formação e capacitação de Cuidadores de Idosos. O objetivo principal do curso, dentro da instituição, foi trabalhar a sensibilização, transmitindo habilidades e valores focados na solidariedade humana e cidadania que possibilitam ao cuidador cuidar melhor de si, ampliando essa prática para a pessoa idosa.

O curso possui 40 horas de aula e é ministrado em 10 encontros. As aulas são divididas em partes práticas e teóricas, criadas para serem dinâmicas, lúdicas e conterem todas as informações pertinentes para a execução dessa função tão crescente hoje em dia no mercado que é o cuidador de idosos.

emocao-marca-formatura-de-acompanhantes-de-idosos-na-sbaDurante a formatura das últimas duas turmas, o sentimento que tomou conta de todos, desde os organizadores e professores do OLHE, até os profissionais da instituição, era de grande conquista, um sentimento de missão cumprida, sobretudo entre os principais personagens desse momento – os formandos! No total, o OLHE formou seis turmas, as duas primeiras concluíram em junho o Curso de Atualização para Acompanhantes de Idoso, um mês depois, mais duas turmas foram capacitadas na Instituição e agora as duas últimas turmas. Vários alunos de todas essas turmas solicitaram um curso de aprimoramento ao OLHE, financiado por eles próprios, o qual terá início brevemente.

emocao-marca-formatura-de-acompanhantes-de-idosos-na-sbaNo última dia da formatura, a representante da Turma Branca, Janete Luna Cardoso (foto), em nome de todos os alunos, leu sua mensagem: “aos organizadores da SBA e a todos que apoiaram e acreditaram nesse projeto, nós agradecemos de coração. Agradecemos a oportunidade de participarmos deste curso, acreditando que faremos um bom uso de tudo que aqui aprendemos, agradecemos aos professores que nos passaram seus conhecimentos, que tiveram paciência conosco e que nos acolheram, obrigada”.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3689 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento