Edital Idoso 2022 já está com inscrições abertas

Tempo de Leitura: 4 minutos

A partir de hoje estão abertas as inscrições para o Edital Idoso 2022, do Itaú, por meio do Fundo do Idoso. As inscrições vão até 04 de agosto.


O Edital Idoso 2022, que será lançado, hoje, às 19 horas, visa selecionar projetos sociais a serem financiados por meio do repasse de recursos aos Fundos do Idoso de qualquer valor; sendo prerrogativa do Itaú decidir qual valor será repassado a cada projeto, o que dependerá da avaliação e da classificação de cada proposta nas etapas de seleção e da disponibilidade de recursos incentivados para utilização. Serão selecionados projetos sociais aprovados em Fundos Municipais, Estaduais ou Nacional do Idoso de qualquer região do Brasil, apoiando, assim, boas práticas que fortaleçam a rede de proteção dos direitos da pessoa idosa.

O Edital Idoso 2022, traz algumas novidades. Entre elas as lives educativas, explicativas e de tira dúvidas: uma sobre a articulação entre Conselhos e Fundos quanto aos projetos e respectivos editais dos Fundos municipais e estaduais; e outra sobre o fluxo entre as OSCs e os conselhos, na tentativa de esclarecer como e quando os Fundos podem abrir seus editais? Qual é o papel dos Conselhos em relação à aprovação dos projetos? Qual é a relação destes com as organizações da sociedade civil com projetos aprovados e certificados?

Além das lives, acompanha o Edital a oferta de um curso gratuito, online e síncrono, composto de quatro aulas disponíveis no Youtube dirigido às Organizações da Sociedade Civil, que finalizou com os participantes colocando “a mão na massa” na elaboração de projetos em duas oficinas fechadas. No curso foram trabalhados a leitura de editais, organização de documentação exigida, compreensão quanto ao que os editais mostram como caminhos para a elaboração dos projetos e orientação para elaboração de projetos.

Eixos do edital

Serão priorizadas no processo de seleção as propostas que promovam um dos cinco eixos do Edital Idoso 2022 do Itaú. São eles:

1)  Empreendedorismo e geração de renda: promoção do protagonismo e da autonomia financeira das pessoas idosas, com foco na inserção e reinserção produtiva;

2) Fortalecimento da Rede de Proteção e Garantia de Direitos da pessoa idosa: promoção da construção de conhecimento socioterritorial por meio de Diagnósticos, Formação de Conselheiros, Planejamento e Gestão da Rede e dos atores locais/organizações que trabalham com a atenção à pessoa idosa, entre outras atividades afins;

3) Educação Financeira: promoção de iniciativas que incentivem a reflexão e a adoção de boas práticas em relação ao dinheiro para apoiar na manutenção de uma boa Saúde Financeira, com temas como controle do endividamento, prevenção à violência patrimonial e gestão de reservas financeiras;

4) Tecnologia e Inclusão digital: promoção de iniciativas que integrem as pessoas idosas ao âmbito digital e ampliem sua presença e conexão com a sociedade; e

5) Pesquisa, estudos e avaliação das políticas públicas: promoção de iniciativas que tenham como foco as políticas públicas dirigidas às pessoas idosas. 

Quais projetos podem participar?

Os projetos a serem submetidos devem ter aprovação e autorização expressa para captação via Fundo do Idoso, mas não é obrigatório enviar o documento comprovatório no ato da inscrição. Os projetos terão até o dia 09 de setembro, impreterivelmente, para enviar o comprovante de aprovação do projeto pelo Fundo (cópia da publicação no D.O. do respectivo município/estado/união) ou a carta de autorização para captação de recursos cujo período compreenda integralmente os meses de novembro e dezembro de 2022.

Quem pode participar?

Podem participar do Edital Idoso 2022 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), de direito privado, sem fins lucrativos, devidamente regularizadas; Organizações com práticas de atuação que estejam de acordo com a lei, não podendo ter recebido penalidades ou condenação definitiva em temas correlatos ao objeto do apoio; e Organizações que existam há pelo menos 02 anos e que possam comprovar sua regularidade de situação cadastral.

Documentos solicitados

Vários documentos são solicitados, seja da Organização Civil e de seus representantes, quanto do Conselho e Fundo do Idoso. Sugerimos que os responsáveis das organizações leiam com atenção o Edital para que possam providenciar a documentação exigida e tê-la em mãos mais facilmente na hora de submeter sua proposta. 

Período das inscrições

As propostas poderão ser submetidas, online, a partir de hoje, 20 de julho, e vão até dia 04 de agosto de 2022, às 23h59, na plataforma Longeviver.

Leia com atenção o Guia do Edital Idoso 2022 aqui e veja se seu projeto atende os requisitos exigidos.

Conheça alguns projetos selecionados de 2021

Vida Saudável nos Morros (PE), Rede 3i: Fomento e Fortalecimento da Rede de Gestão das ILPIs (MG) e Serviço de proteção social básica no domicílio para idosos – Vincular (SP), foram projetos selecionados no Edital Idoso 2021, e que no dia 12 de julho foram protagonistas da live promovida pelo Itaú Viver Mais e Portal do Envelhecimento em que se tratou dos fluxos existentes entre as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Conselhos e Projetos, como também do andamento dos projetos.

Os responsáveis por cada projeto nos contou como se deu este fluxo em seus respectivos projetos: Aline Seoane Resende Paulino que atua há nove anos no Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CeMAIS (MG), ocupando o cargo de diretora executiva; Alexsandra Maria da Silva, diretora presidenta do SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa/PE) uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 1989; e Julian Pierre Coelho, coordenador geral, do Grupo Vida Brasil, uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede em Barueri (SP). Assista a seguir a live e fique por dentro de todos os fluxos.

Leia a seguir o regulamento do Edital Idoso 2022:

Serviço
Edital Idoso 2022
Período de Inscrições: 20/07 a 04/08 até às 23h59
Data limite para envio do comprovante de aprovação do projeto pelo Fundo do Idoso (cópia da publicação no D.O. do respectivo município/estado/união) ou carta de autorização para captação de recursos: 09/09 até às 23h59

TIRE SUAS DÚVIDAS
WhatsApp (11) 93225-3060
E-mail: [email protected]

Acompanhe o Itaú Viver Mais nas redes sociais:
https://www.instagram.com/itauvivermais/
https://www.facebook.com/itauvivermais
https://www.youtube.com/channel/UCELddNDCmMHb_GSSqp3qm3w

Atualizado às 21h


Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3962 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento

WhatsApp
LinkedIn
Share
Instagram