Doenças e agravos associados ao estilo de vida

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Revista Ciência & Saúde Coletiva da Abrasco dedica seu primeiro número do ano 2014 (19.1) às “Doenças e agravos associados ao estilo de vida”, e aborda a complexidade das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Século XXI.

 

 

doencas-e-agravos-associados-ao-estilo-de-vidaAs DCNT, ou doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas e violências têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida e ocasionado impactos econômicos negativos para famílias, indivíduos e a sociedade em geral.

Elas são hoje responsáveis por 72% da mortalidade no Brasil e mais prevalentes entre as pessoas de baixa renda, por estarem mais expostas aos fatores de risco e terem menos acesso aos serviços de saúde. O aumento da carga de DCNT reflete os efeitos negativos da globalização, da urbanização rápida, da vida sedentária e da alimentação com alto teor calórico e do marketing que estimula o uso do tabaco e do álcool.

Para o enfrentamento das DCNT, além da organização do setor saúde para garantir acesso à assistência, promoção, prevenção e vigilância torna-se essencial articular ações intersetoriais, em especial, as que contribuem para reduzir desigualdades sociais e proteger as populações mais vulneráveis, dentre elas, as crianças, os adolescentes e as pessoas idosas. É deste conjunto de questões que os artigos do presente número temático trata.

Leia a revista na íntegra Aqui

Este número também está disponível no site da Revista e na Base de dados da Scielo

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3671 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento