Doença que acomete as chamadas “Crianças da Lua” leva os médicos a entenderem melhor o câncer e o envelhecimento precoce

Tempo de Leitura: 2 minutos

As “Crianças da Lua” sofrem de uma rara doença chamada xeroderma pigmentoso, que deixa sua pele com sensibilidade extrema à luz solar. Apesar do sofrimento desses pacientes, o estudo do mal levou os médicos a entenderem melhor o câncer e o envelhecimento precoce.


Esclarecendo o mal, o professor Carlos Menck, do Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo (USP), afirma: “Estudando células desses pacientes, muitos estudos ajudaram-nos a conhecer melhor as causas do câncer, e como combatê-lo, e, mais recentemente, as causas de envelhecimento”. Esses pacientes têm, ainda, uma tendência a desenvolver câncer e envelhecimento precoce.

Menck explica que os pesquisadores descobriram que as “crianças da Lua” não têm sistemas de reparo de DNA. Como o código genético é danificado pelos raios do Sol, se chegou à conclusão que são esses danos que provocam o câncer.

Os sintomas surgem muito cedo, geralmente diagnosticados em crianças. Menck complementa: “Normalmente essa doença aparece muito cedo, com uma alta sensibilidade à luz solar, antes de 1 ano (de vida). Alguns casos menos sensíveis podem passar não diagnosticados por falta de avaliação médica correta. Então as pessoas aparecem com tumores nas regiões expostas à luz do Sol – em geral, na face – muito cedo, antes dos 10 anos, e então pode haver o diagnóstico.”

Para o pesquisador, infelizmente o Brasil não está preparado para tratar a doença. Segundo ele: “Existem muitos locais do País onde os médicos desconhecem a doença e não fazem o diagnóstico claro. Nosso país tem muito sol, e os protetores solares são muito caros. Esses pacientes precisam de protetores com FPS maior que 50”.

Para explicar melhor esse mal, Menck vai proferir uma palestra no auditório do centro Estação Ciência, da própria USP. O evento ocorre em 17 de setembro, sábado.

Serviço
Data: sábado, 17 de setembro
Horário: 15h
Local: Estação Ciência – Auditório
(Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo)
Vagas: 190, preenchidas por ordem de chegada
Público-alvo: todos os interessados
Custo: gratuito
Mais informações: eventos@eciencia.usp.br / (11) 3871 6750

Integra Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3688 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento