Discursos e ações na área da Gerontologia – inovação e inventividade na Revista Kairós v.15(5)

A Kairós Gerontologia tenta contribuir de forma intensiva ao lado de seus articulistas com subsídios teóricos e indicadores para a formulação das Políticas Públicas na área e propostas voltadas à população que envelhece no século XXI.

Flamínia Manzano Moreira Lodovici e Elisabeth Frohlich Mercadante *

 

discursos-e-acoes-na-area-da-gerontologia-inovacao-e-inventividade-na-revista-kairos-v-15-5População idosa que reivindica direitos, inclusive de gênero, similares aos de outros segmentos sociais; que reivindica o reconhecimento de seu potencial transformador; que reivindica sua formação intelectual continuada para participação em novos projetos de atuação profissional pós-aposentadoria.

No entanto, coloca-se ainda para nós o desafio de divulgar e afirmar criticamente a produção científica com o intuito justamente de expor aspectos inovadores e criativos da teorização dos pesquisadores em torno do avanço que todos aspiramos para o envelhecimento e a velhice no Brasil. Divulgar a produção gerontológica para públicos cada vez mais extensivos é outro dos desafios que ainda se faz apenas em língua portuguesa; em breve, a revista pretende apresentar seus volumes também em inglês e, quiçá em espanhol.

Para além da multiplicidade dos temas abordados nos trabalhos publicados neste volume 15(5), um eixo de preocupações domina todo esse percurso: a questão do bem-estar, de uma melhor qualidade de vida aos anos avançados do ser humano.

Pelas razões expostas, e neste momento de apresentação deste volume 15(5), convidamos a comunidade científica, leitores interessados de alguma forma na questão gerontológica, a juntarem-se a nós, para apresentarem suas reflexões críticas e propositivas sobre os desafios gerontológicos deste presente e de um futuro próximo, a partir de vários ângulos e problemáticas, com base em suas pesquisas que se fazem interdisciplinares e, certamente, de ponta, ao se constituírem na interface de várias áreas de conhecimento.

Desejamos, para finalizar, boa leitura a todos, colocando-se esta Editoria à disposição dos leitores, nos endereços a seguir:

* Flamínia M.M.Lodovici (flalodo@terra.com.br) e Elisabeth Frohlich Mercadante (elisabethmercadante@yahoo.com.br) são editoras científicas da Revista Kairós Gerontologia. E-mail: kairos@pucsp.br. Endereço eletrônico: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2580 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento