Dicas para atender bem turistas com deficiência

Tempo de Leitura: 2 minutos

35 mil exemplares do guia “Dicas para atender bem turistas com deficiência” foram distribuídos a prestadores de serviços turísticos de todo Brasil. A cartilha voltada para o atendimento de turistas com deficiência ou mobilidade reduzida ressalta que a acessibilidade é um direito universal, que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, permitindo uma maior autonomia não apenas para pessoas com deficiência, mas para pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas e pessoas idosas.

 

 

dicas-para-atender-bem-turistas-com-deficienciaUm pouco antes dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Ministério do Turismo lançou o guia Dicas para atender bem turistas com deficiência. A publicação, dirigida principalmente a prestadores de serviço do setor, ajuda a acolher melhor tanto pessoas com deficiência quanto pessoas idosas.

Ao todo, foram produzidos 35 mil exemplares do guia, distribuídos a prestadores de serviços de turismo de todo Brasil. O maior foco foi o Rio de Janeiro e as cidades onde teve jogos de futebol, com o objetivo inicial de auxiliar os profissionais para o atendimento e turistas dos Jogos.

A cartilha voltada para o atendimento de turistas com deficiência ou mobilidade reduzida ressalta que a acessibilidade é um direito universal, que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, permitindo uma maior autonomia não apenas para pessoas com deficiência, mas para pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas e pessoas idosas.

A iniciativa vai ao encontro do Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê em suas ações a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento dos segmentos turísticos de demanda própria como é o caso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O guia apresenta conceitos básicos, como Acessibilidade, Desenho Universal, Pessoa com Deficiência, Pessoa com Mobilidade Reduzida, Símbolos ou Pictogramas, Terminologias, Exemplos de deficiência, e Dicas para atender bem.

Outras publicações

O Ministério do Turismo também distribuirá outros dois guias que serão direcionados ao atendimento de pessoas idosas e ao público LGBT.

Leia a cartilha na íntegra Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3360 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento