Dia Internacional do Idoso, uma conquista cotidiana

Tempo de Leitura: 2 minutos

Assegurar aos idosos a melhor qualidade de vida possível, o respeito e as condições para que eles possam se manter inseridos na sociedade talvez seja a melhor forma de celebrar o Dia Internacional do Idoso, em 1º. de outubro. Mas, independente de iniciativas públicas, esta tarefa deve ser conquistada diariamente por cada idoso. Cuidar da saúde por meio do uso correto de medicações, idas regulares ao médico, prática de atividade física regular e alimentação adequada são apenas alguns exemplos de como o idoso pode atingir sua realização pessoal.

Marcelo Toledo *


A família tem papel fundamental, ao manter uma boa comunicação com o idoso, auxiliando-o e incentivando-o sempre que necessário. No campo da saúde, vale destacar que a atividade física é um dos meios mais eficientes para promover o bem estar da população idosa, e deve ser incentivada pelos familiares.

“É comum ver filhos e netos trazendo os idosos para fazer exercícios físicos por recomendação médica, mas sem a expectativa de que aquilo fará alguma diferença. Contudo, após alguns meses, quando o idoso torna-se mais forte, ágil e independente, os familiares ficam agradecidos e até passam a fazer os exercícios na academia”, conta o profissional de educação física Carlos Alberto A. Silva, diretor da Academia Estação do Exercício, especializada em musculação para idosos e grupos especiais.

Carlos Alberto explica que, ao fortalecer a musculatura, o idoso pode voltar a fazer atividades que havia deixado de fazer, sente-se menos cansado, tem tendência a cair menos e, em consequência, melhora sua qualidade de vida. Com isso, ampliam-se as opções de lazer e interação social, a disposição para ajudar nas tarefas e o ‘sentir-se útil’, que são fatores essenciais para resgatar o equilíbrio psicossocial do idoso e da família.

Além da atividade física supervisionada por profissionais qualificados, o idoso deve ter acompanhamento médico regular. O geriatra é o médico com formação para cuidar da saúde do idoso, sempre com um olhar voltado para a prevenção das doenças. Porém, todas as especialidades médicas e gerontológicas devem interagir harmoniosamente para garantir a saúde da população que envelhece.

Esta interação entre médico geriatra e profissional de educação física qualificado para o exercício físico em idosos é um dos aspectos que diferenciam o trabalho desenvolvido na Academia Estação do Exercício. “O geriatra faz uma avaliação dos alunos que iniciam os exercícios, para conhecer a condição atual de saúde e passar orientações aos professores. Assim, trabalhamos com mais segurança e entendimento de cada caso”, conclui o especialista.

O Dia Internacional do Idoso tem a missão de lembrar que o mundo está envelhecendo e que muitos avanços já foram conquistados para garantir melhor qualidade de vida a esta parcela da população. Mas é importante que os próprios idosos tenham consciência do seu papel no mundo e de como fazer para viver bem e ser um exemplo positivo para a sociedade.

Saiba mais

A Estação do Exercício e Saúde foi criada por médicos e educadores físicos com especialização em Atividade Física, reabilitação e envelhecimento. Suas instalações contam com equipamentos especialmente desenvolvidos para o público idoso e grupos especiais, e todas as atividades são supervisionadas por profissionais qualificados. Para conhecer mais sobre a academia, visite o site Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3792 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento