DF Digital capacita mais de 1,9 mil idosos em informática

Já são 1,9 mil idosos que se formaram, neste ano, no programa DF Digital, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect). A ação faz parte do Geração III, um curso de informática adaptado para a terceira idade. São formadas por ano cinco turmas.

Kátia Oliveira

 

Ministrado nas unidades de cada regional, o curso é gratuito e presencial. É oferecido aos alunos aulas de Introdução à Informática, Word, Exel e Internet. O curso dura dois meses e meio, sendo que as aulas acontecem cinco vezes por semana. “Existe unidades em que as aulas têm duração de 1 hora e 30 minutos. O que eles mais necessitam nesse momento é aprender a mexer com a Internet, que auxilia na comunicação com a família e até mesmo para auxiliar o netinho que está em casa”, conta o coordenador do Geração III, Jorge Souza.

Caso alguma pessoa da terceira idade queira participar, basta comparecer a uma unidade mais próxima do DF Digital e fazer a sua inscrição. Não é necessário comprovar escolaridade, mas de acordo com o coordenador do projeto, é fundamental que a pessoa saiba ler e escrever. “A Internet funciona por meio da leitura, então é preciso ter um pouco de conhecimento, tem que ler pelo menos o básico para conseguir entender o curso”, explica.

Inclusão

O DF Digital é uma escola do governo para a inclusão digital e social da comunidade. Dentro desse projeto já existe há dois anos um módulo direcionado para a Geração III, que são para pessoas da terceira idade. A quinta turma de 2010 começou a ter aulas recentemente, e a previsão é que os alunos do Geração III se formem em meados de dezembro. Existem 28 unidades do DF Digital, sendo que somente 20 estão ativas. As demais começarão os trabalhos somente a partir do ano que vem.

Fonte: Redação Jornal Coletivo. Disponível Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2103 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento