Descomplicando o uso do celular – como ELE pode nos ajudar no dia a dia

Sabe acessar os aplicativos que vêm instalados no seu celular? Gostaria de ter outros links que interessam – viagens, leituras e filmes, restaurantes, programação cultural?

Denise Araujo (*)

 

As perguntas não param… Você gostaria de arquivar e destacar as fotos da família ou daquela viagem ou momento especial? Como fazer? Seu aparelho envia mensagem que o espaço está terminando, mas você acha que está acontecendo alguma coisa? O que será?

Se você respondeu SIM às perguntas acima, saiba que esperamos vocês para trocar informações e tirar dúvidas tão comuns a todos que usam este necessário aparelho, afinal, Instagram, Facebook, Whatsapp, Skype, Internet Banking, sites de informações… estão presentes em nosso dia a dia, exigindo maiores interações em nosso cotidiano.

Também é comum ouvirmos notícias sobre um novo Aplicativo que todos utilizam e muitas vezes sem uma prévia avaliação nos preocupamos em instalar de imediato, afinal, precisamos estar conectados, a tal conexão tão cobrada nos dias atuais.

É importante conhecer e avaliar, mas para isso precisamos buscar informações, ter conhecimento para instalar e remover um Aplicativo (App). Sim, saber remover Apps é tão importante e necessário quanto saber instalar, para evitarmos as mensagens “não há memória disponível”.

Surpresa?! Mas é isso mesmo, muitas vezes um smartphone adquirido recentemente já não tem memória. Isso pode acontecer caso não tenhamos critérios ao instalar Apps, além daqueles que já vêm no aparelho.

Todos os smartphones são configuráveis, podemos definir o que é utilizado no dia a dia para fácil acesso, e ao longo do tempo conhecer o equipamento e recursos oferecidos. Vários Apps já vêm instalados de fábrica, e sugerimos que sem medo e com atenção às mensagens que surgem. Explore. A melhor forma de aprender é utilizando.

Estas questões serão trabalhadas no curso “Internet no dia a dia”, que ministrarei no Espaço Longeviver e que começará no próximo dia 19 de março e terminará em abril, às terças-feiras de manhã. Destaco nas aulas que todos conseguem aprender, basta respeitar o tempo de cada um focando nas prioridades. Eliminar a barreira do “vou quebrar” e “fiz errado”, como primeiro passo para o aprendizado.

Devemos utilizar a tecnologia com sabedoria, não precisamos ficar conectados 25 horas por dia; cada pessoa tem sua necessidade e Apps são lançados a todo momento.

Tenho escutado de algumas alunas as seguintes queixas: “fiz um curso e não aprendi”, “aparecem telas no meu smartphone e não consigo tirar”…, falas de adultos e idosos, pessoas que não nasceram com essa tecnologia e muitas vezes têm experiências ruins no aprendizado e/ou orientação para utilização do equipamento.

O uso da tecnologia é bem-vindo como desafio a novos aprendizados e estímulos, além de facilitar contato e convívio com amigos e familiares; e nos auxiliar em várias tarefas.

Neste curso trabalharemos fazendo compartilhamento de sinal de internet, Wi Fi e pacote de dados, Apps de compras, transporte e navegação, Whatsapp, Fotos (tirar, editar, compartilhar nas redes sociais), entre outros. Não perca.

Curso
Internet no dia a dia
Datas: 19/03, 26/03, 02/04 e 09/04, das 9h30 às 11h
Local: Espaço Longeviver: Avenida Pedro Severino Junior, 366 – Sala 166 – Vila Guarani. Próximo ao metrô Conceição – linha azul
Maiores informações: cursos@portaldoenvelhecimento.com.br
Inscrições: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/curso-internet-no-dia-a-dia-turma2/

 

(*)Denise Araujo –  Bacharel em Administração de Empresas, Especialista em Gerontologia e Mestre em Gerontologia (PUC SP). Atuação com ensino de informática e novas tecnologias para adultos e idosos; aulas particulares voltadas para a necessidade do aluno em seu dia a dia (desde 2009), aula para grupos no Geros Center (centro de atividades desde 2018) e atividades para idosas residentes em ILPI (Mogi das Cruzes em 2017) utilizando os recursos da tecnologia; apresentando um mundo que acontece fora da ILPI, estimulando a socialização e convivência entre residentes e familiares. E-mail: dearaujo10@gmail.com

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2560 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento