A defesa dos direitos dos idosos é do interesse de milhões de brasileiros

O senador Paulo Paim afirmou no último dia 25 de junho, em plenário, que a defesa dos direitos dos idosos é do interesse de milhões de brasileiros, alertando que houve um envelhecimento da sociedade nas últimas décadas e que, segundo previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano de 2025 o Brasil será o país com a sexta maior população de pessoas idosas no mundo. Paim acredita que esta nova realidade exige uma constante readequação das políticas públicas voltadas à defesa dos direitos dos idosos.

 

 

a-defesa-dos-direitos-dos-idosos-e-do-interesse-de-milhoes-de-brasileirosSegundo o senador, “Necessitamos oferecer aos idosos adequado tratamento preventivo e médico-hospitalar, com a crescente formação de geriatras – que cuidam da saúde do idoso – e de gerontólogos, que estudam o próprio fenômeno biológico do envelhecimento”, disse. Paim afirmou que o Estado e a sociedade têm o dever de amparar as pessoas idosas e ressaltou a importância do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso.

O órgão integra a Secretaria de Direitos Humanos da República e tem como incumbência zelar pela aplicação da política nacional de atendimento ao idoso, dar apoio aos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos do Idoso e apoiar a promoção de campanhas educativas sobre esses direitos. “Acredito que nós haveremos de construir um país em que o respeito, a consideração, a paciência, o zelo e a gentileza a cada brasileiro mais vivido sejam garantidos não apenas pelo Estado, mas por todos os membros da sociedade, afirmou o senador Paim.

Referências

AGÊNCIA SENADO (2012). Senador chama atenção para direitos dos idosos. 25/06/2012 – 19h52 Plenário – Pronunciamentos – Atualizado em 25/06/2012 – 19h55. Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2529 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento