De uma sessão de terapia nasce a LB Concierge de Idosos

A LB Concierge de Idosos é um  “amigo social”, um facilitar na vida do idoso nas atividades que ele deseja realizar fora de casa. Desenvolvemos um trabalho profissional, mas que preserva o caráter humanizado em que o idoso é sempre ouvido e respeitado. 


Muitas empresas surgem após anos de pesquisas, planejamento, altos investimentos.. Outras  nascem de forma espontânea, inclusive durante uma sessão de terapia. Foi o que aconteceu com a LB Concierge de Idosos,  que nasceu de um desejo de Luciene Bottiglieri pela busca de um trabalho afinado com o seu atual propósito de vida, idealizada por ela durante uma sessão com a sua terapeuta Vera Maldonado, que a ajudou a formatar a ideia.

Luciene é solteira, tem 48 anos de idade e não tem filhos. É a única mulher em uma família de 4 homens. Aprendeu a conviver com a demência progressiva do seu pai, já falecido, por 25 anos, mais o Alzheimer da sua mãe, também falecida, por 6 anos.

Na realidade, a ideia é fruto de muita aprendizagem nas experiências pessoais, pois ela teve que aprender a lidar com os idosos de sua família, além de trabalhos voluntários realizados com pessoas mais idosas. Luciene confessa que gosta de ajudar o próximo, conectar pessoas,  e viajar.

Foi assim, viajando para a Europa, principalmente a partir de uma vivência de 7 meses no Canadá e muitas outras para fora do Brasil, que ela percebeu que o idoso nesses países tem qualidade de vida e mantém um nível considerado de autonomia e independência.

Não só os europeus, diz Luciene. “Mesmo os nossos vizinhos, em Buenos Aires, Argentina, é impressionante a quantidade de idosos nos cafés, nas ruas, nas livrarias e demais locais de entretenimento. A grande maioria com amigos da mesma idade ou mesmo sozinhos”, comenta.

Experiências que fizeram Luciene Bottiglieri, que é formada em Administração de Empresas e pós-graduada pela Faap em Mercadologia, mudar de rumo e entrar para o mercado do envelhecimento. Ela sabe que não pode parar e que tem que se atualizar, sempre, nesse novo nicho, e tem que rever algumas concepções culturais em relação à velhice, a fim de não reproduzir preconceitos. Mas chega de conversa, vamos à entrevista?

Portal: Luciene, explica para nossos leitores o que é Concierge?

Por se tratar de um conceito novo no Brasil, o concierge de idosos ainda é confundido com o cuidador ou com um acompanhante de idosos.  A LB Concierge de Idosos é um  “amigo social”, um facilitar na vida do idoso nas atividades que ele deseja realizar fora de casa. Desenvolvemos um trabalho profissional, mas que preserva o caráter humanizado em que o idoso é sempre ouvido e respeitado. 

Portal: E o que a LB Concierge de Idosos faz?

A LB Concierge é uma empresa que atua na cidade de São Paulo, mais precisamente na zona sul,  que proporciona comodidades ao idoso, e à família do mesmo, por meio da troca de experiências e um importante trabalho de assistência em atividades do cotidiano, lazer, entretenimento, bem estar e saúde. Porém, na área de lazer podemos abranger uma região maior…

Portal: Como assim?

É que nós temos três tipos de público: a) o idoso que deseja passear, conhecer pessoas, se divertir com o apoio de uma pessoa que pense e realize tudo por ele, mas que preserve a autonomia e a independência mesmo estando em um grupo de pessoas; b) o idoso que necessita de acompanhamento em consulta, exames ou compras para não ter que depender de seus familiares; e c) o idoso com mobilidade reduzida ou outra enfermidade, que em parceria com enfermeiras e cuidadores em acompanhamento, pode participar de atividades de saúde e bem estar.

Portal: Qual é o conceito de envelhecimento que fundamenta a LB Concierge de Idosos?

Desde que nascemos começamos o nosso processo de envelhecimento. A forma como vamos chegar nesta fase vai depender de como levamos a nossa vida ao longo de toda a nossa jornada. Velho para a LB é aquela pessoa que, estando com condições físicas e mentais saudáveis, não deseja mais aprender e não porque chegou aos 65 anos de idade. Desempenhando este trabalho é possível afirmar que o idoso está e quer estar inserido dentro da sociedade e não mais dentro de casa assistindo tv ou fazendo trabalhos manuais. O envelhecer tem que ser visto como um processo natural em nossas vidas, lógico que cada indivíduo envelhece de uma maneira, tem desejos e necessidades diferenciadas, por isso que a LB Concierge de Idosos olha cada idoso como um ser único. Além disso, idoso não é criança, então deve ser tratado como adulto. Nós não infantilizamos o idoso.

Portal: Como vc vê o mercado do envelhecimento hoje no Brasil? Especialmente no mercado de cuidados de forma geral ou no bem-estar das pessoas idosas?

O mercado de envelhecimento no Brasil está em franca expansão, no momento estamos presenciando um boom de projetos voltados para a maturidade e os idosos. Acredito que tem muita coisa boa acontecendo, mas também posso visualizar muito “oportunismo”. Os idosos estão aí, nas ruas, nas farmácias, nas filas de hospitais e muitos dentro de suas casas procurando uma companhia ou uma oportunidade para sair e se divertir. O Brasil ainda está engatinhando na questão da qualidade de vida dos idosos, visto que é uma parte da população pouco ouvida e carente de serviços públicos e privados.

Portal: Qual foi a maior dificuldade encontrada quando iniciou? E hoje?

Por se tratar de um conceito novo no Brasil, a maior dificuldade inicial e ainda vivida até hoje é o entendimento do que faz um concierge de idosos e porque os valores cobrados são diferenciados em relação aos cuidadores e acompanhantes. Prospectar estes idosos também é uma tarefa árdua, por se tratarem de idosos de classes sociais mais privilegiadas como a A e B. O trabalho de indicação através de amigos e parceiros é essencial para o desenvolvimento deste trabalho.

Portal: Quais são os projetos para o futuro?

Como o meu objetivo como concierge e ser humano é olhar para o idoso como uma pessoa com necessidades especiais, um ser individual com uma bagagem de vida apta a ensinar e aprender até o último suspiro, pretendo estabelecer parcerias para aumentar a gama de serviços oferecidos, mas visando sempre o bem-estar do idoso. A finalidade é preservar a individualidade da pessoa idosa, sempre!

Serviço

LB Concierge de Idoso

Site: www.lbconciergedeidosos.com.br

E-mail: contato@lbconciergedeidosos.com.br

Redes sociais: @lbconciergebr no instagram (direct)/ @lbconciergedeidosos no facebook

Contato: Celular/ Whatsapp (11) 99298-5227


Beltrina Côrte

Beltrina Côrte

Jornalista, Especialização e Mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional, Doutorado e Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. É docente da PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação. CEO do Portal do Envelhecimento, Portal Edições e Espaço Longeviver. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Basis/Inep/MEC até 2018. Integra a Rede Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip) e a Red Iberoamericana Interdisciplinar de Investigación en Envejecimiento y Sociedad (RIIIES). E-mail: beltrinac@gmail.com

beltrinacorte escreveu 39 postsVeja todos os posts de beltrinacorte