Cursos do Espaço Longeviver valorizam experiências e aprendizagens. Conheça nossa programação

O Espaço Longeviver está com uma campanha no ar: quem já fez um curso tem 30% de desconto em outros cursos. É só entrar em contato e obter o cupom! Vagas limitadas.


Em meados de janeiro de 2019 o Portal do Envelhecimento implantou o Espaço Longeviver, focado na educação presencial continuada. Desde então vários cursos já foram ministrados e outros tantos já estão na nossa programação. A maioria das atividades ofertadas é composta de cursos de curta duração, workshops e rodas de conversa. Nosso projeto pedagógico valoriza as experiências e aprendizagens múltiplas, que se complementam e reconstroem na perspectiva da educação continuada ao longo da vida, compondo os saberes que possam colaborar na construção de espaços de vida plena, compartilhados por todas as idades.

Cada curso é pensado com esse objetivo. Os docentes, altamente qualificados, estão alinhados com o projeto pedagógico e quem ganha é quem participa. Aliás, por falar em ganhar, os cursos anunciados a seguir estão com uma bela campanha: Quem já fez um curso no Espaço Longeviver tem 30% de desconto em outros cursos. É só entrar em contato pelo email ao final para obter o cupom!

Aproveite e se inscreva ainda hoje. As vagas são limitadas.


Workshop: A importância da Meditação no Processo de Envelhecimento
O que é meditação? Quais seus benefícios no processo do envelhecimento, na promoção da saúde e prevenção de doenças? E qual a sua importância diante do avanço da tecnologia? Neste workshop entenderemos um pouco mais sobre este assunto e experienciaremos uma meditação conduzida.
Data: 31/08 | Sábado das 9h30 às 12h
Inscrição: R$ 40,00
Saiba mais: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/workshop-a-meditacao-e-o-envelhecimento/


Curso: Modelagem de Negócios
Antes de abrir um Negócio é importante ter algumas questões claras: o que de fato é oferecido? Para quem? Onde? Muitas vezes essas questões já foram feitas e estamos em plena condução do negócio que decidimos iniciar. O negócio pode estar indo muito bem, mas eventualmente as coisas não ocorrem como pensávamos. Dificuldades não imaginadas aparecem; tarefas “chatas”, porém necessárias, surgem; dívidas brotam… Os clientes não aparecem tanto quanto gostaríamos e o entusiasmo inicial pode começar a ceder. Em ambos os casos, tanto para quem quer iniciar um empreendimento como para quem já o tem, mas sente a necessidade de rever a proposta e não sabe como, a modelagem de negócios é um procedimento simples, reflexivo e eficiente, pois busca validar ou alterar as bases fundamentais do empreendimento.
Data: 31/08 | Sábado das 14h às 17h
Saiba mais: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/curso-modelagem-de-negocios/


Workshop: Mediação Familiar
Vocês conhecem ou já participaram de uma Mediação? Com esta pergunta inicia-se um encontro ou sessão de mediação de conflitos. Este é um método consensual de solução de conflitos, e no workshop conversaremos sobre descrições de casos práticos que acontecem frequentemente no contexto familiar com idosos. E em como a mediação pode colaborar para a melhora da comunicação, das relações familiares, contemplações dos direitos, organizações em questões de cuidados, resoluções ou prevenções aos riscos.
Data: 04/09 | Quarta-feira das 18h30 às 21h
Inscrição: R$ 40,00
Saiba mais: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/workshop-mediacao-familiar/


Curso: Violências contra a Pessoa Idosa
Você sabe qual o conceito de violência? Quais violências existem? No curso daremos destaque para a violência contra a pessoa idosa. Mostrar quais os tipos de violência que incidem com mais frequência nesta faixa etária, contextualizando-os. O conteúdo levará em conta as seguintes questões: O que é violência; O que é violência contra pessoa idosa; Violências, violências de sempre; Ageismo; Violência econômica e de consumo; Violência institucional; Violência e iatrogenia; Violência doméstica.
Data: 14/09 | Sábado das 9h30 às 17h
Saiba mais: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/cursos-violencias-contra-idosos/


Curso: Luto e Sofrimento – acolhendo e manejando o luto e o sofrimento dos que cuidam de pessoas em condição de vulnerabilidade
Cuidar de alguém, vulnerável e adoecido é uma tarefa complexa que exige muito de quem está no papel de cuidador. A rotina de cuidados e o acúmulo de outras variadas atividades e responsabilidades do dia-a-dia pode resultar no abandono de si e na ameaça do bem-estar físico e emocional. O curso trabalhará o seguinte conteúdo: Autoconhecimento: o cuidador que habita em mim; O Processo de Luto diante do processo de perdas; Teoria do apego, estilos de apego e de vínculos; Reflexões sobre a Arte de Cuidar e Estratégias para lidar com os sofrimentos suscitados; Dinâmicas e exercícios de autocuidado.
Data: 21/09 | Sábado das 9h às 17h
Saiba mais: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/curso-luto-e-sofrimento/


Curso: Atuação do Psicólogo no Centro Dia
O aumento da expectativa de vida é um fator importante a se considerar quando pensamos nos cuidados dos idosos, especialmente quando vemos pessoas envelhecendo muito mais do que esperavam. Nesse movimento, vemos novas alternativas surgindo de cuidado na velhice, como os centros-dia. O conceito do centro-dia vai ao encontro da lógica antimanicominal, que busca uma abordagem, principalmente a respeito da saúde mental, onde não há exclusão social, internações perpétuas, e o cuidado se dá de forma comunitária. Propõe-se que o idoso frequente o espaço para poder manter-se parte do seu meio social, dentro de suas limitações. O curso trabalhará o seguinte conteúdo: O que é um Centro-dia?; Quem é o idoso que frequenta o centro-dia?; Diferenças entre serviço público e privado; Diferenças entre centro-dia e outras instituições e equipamentos voltados para a população idosa; Como se dá a atuação do profissional da psicologia no centro-dia?
Datas: 27/09 e 04/10 | Sextas-feiras das 9h30 às 12h
Saiba mais: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/atuacao-do-psicologo-no-centro-dia/


Curso: As relações familiares na velhice: manejo e estratégias de auxílio e apoio – no domicílio, ILPI e Centro Dia
O objetivo do curso é capacitar profissionais de diferentes áreas, sobre a importância da família nos processos de cuidado a idosos. Possibilitar compreensão dos processos subjetivos e objetivos das dinâmicas familiares com membros idosos. Facilitar a comunicação e intervenções de cuidado, buscando a família como parceira ou não. Facilitar o manejo de famílias no atendimento a idosos: As mudanças de papel na aposentadoria, sejam homens ou mulheres; A viuvez; A vida sexual e afetiva dos membros mais velhos no contexto familiar; As relações com os netos, avosidade; O enfrentamento das condições de doenças dos pais velhos; As demandas de cuidados e a divisão de tarefas entre os familiares dos membros mais frágeis; Luto; Os padrões de cuidados transmitidos de geração a geração; As emoções que permeiam as relações na família com idosos; A qualidade dos vínculos; A dependência e a morte; A proximidade da morte para as gerações; A inversão de papéis; Os processos de resistência e defesa frente a velhice; As disputas de poder e relações de poder no contexto familiar; Comunicação; O status do velho dentro da família; A institucionalização; Os laços de pertencimento; Os mitos e fantasias do significado da velhice para a família.
Datas: 08/10, 15/10, 22/10 e 29/10 | Terças-feiras das 18h30 às 20h30
Saiba mais: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/curso-as-relacoes-familiares/


Serviço

Confira toda a nossa programação: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/cursos/

Acesse nosso facebook: https://www.facebook.com/espacolongeviver

E-mail: contato@portaldoenvelhecimento.com.br

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2599 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento