Curso orienta profissionais e leigos a lidar com a Doença de Alzheimer

Cuidados psicológicos, cognitivos e emocionais voltados para idosos, familiares e cuidadores que atuam com idosos com Alzheimer.

 

Um idoso da família começa a se comportar de forma preocupante. Já não são mais os esquecimentos corriqueiros. As frases já não fazem sentido e algumas atitudes colocam vidas em risco. Medo, pânico, é hora de consultar um especialista. O médico do convênio não dá conta, o geriatra não convence, é preciso passar por um profissional que entenda de demência, que conheça os sintomas do Alzheimer.

Valor da consulta: mil reais. Mas os familiares estão convencidos que não há outra alternativa, vale a pena pagar para tirar a dúvida, dormir sossegados. Quem acompanha o idoso na consulta fica impressionado. Uma entrevista, um teste e o diagnóstico: Transtorno Cognitivo Maior: Provável Doença de Alzheimer.

Aliás, a doença de Alzheimer é um tipo de demência e o Brasil aparece como o segundo país com maior número de casos de demência no mundo. Está no estudo Global Burden of Disease Study, publicado este mês no The Lancet Neurology.

– Não acredito – diz o acompanhante indignado após a consulta.

– Paguei mil reais para isso!

A questão não está em saber ou não, mas em como agir, o que fazer diante de um quadro que aponta para algum tipo de demência, sendo o Alzheimer a mais comum.

Convidamos a autora do livro Alzheimer: Identificar, Cuidar, Estimular, para formatar um curso que possa orientar profissionais e leigos para lidar com situações como a narrada acima. São quatro encontros de duas horas cada, e o investimento é praticamente simbólico, a quinta parte do que é cobrado por um especialista para uma consulta de 50 minutos. Vagas limitadas.

Ela falara sobre os cuidados psicológicos, cognitivos e emocionais voltados para idosos de uma maneira geral e, especificamente, para familiares e cuidadores que lidam com pessoas que desenvolveram a Doença de Alzheimer.

O curso é muito importante para cuidadores e familiares que lidam com idosos demenciados, estudantes e profissionais que atuam no contexto do envelhecimento.

Serviço
Curso – Psicoestimulação na Doença de Alzheimer e similares: orientações práticas e atividades para se aplicar no dia a dia
Datas: 1º Encontro: 30/01, 2º Encontro: 06/02, 3º Encontro: 13/02, e 4º Encontro: 20/02 
Horário: 10 às 12h
Carga horária: 8 horas (4 encontros de 2 horas)
Local: Espaço Longeviver: Avenida Pedro Severino Júnior, 366, Sala 166 – Vila Guarani (Zona Sul), próximo ao metrô Conceição – São Paulo.
Inscrições: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/livros/alzheimer/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2516 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento