Curso Fragilidades na Velhice da PUC-SP está com inscrições abertas

O curso “Fragilidades na Velhice: gerontologia social e atendimento”, de curta duração, é dirigido a todos que queiram saber sobre a velhice contemporânea.

 

É fato que os brasileiros estão vivendo mais. A fatia de idosos na população brasileira vai para 32% na projeção do IBGE, e pergunta-se: será que estamos prontos para isso? Como lidar com o envelhecimento e qual o impacto que isso terá em nós e na sociedade como um todo?

Esse fato impõe muitos desafios, individuais e coletivos, que vão desde como aceitamos nosso próprio envelhecer e dos demais, como trabalhamos com isso, quais fragilidades vão aparecendo e como atende-las na perspectiva da gerontologia social?

Esse é o cenário do curso de extensão de curta duração “Fragilidades na Velhice: gerontologia social e atendimento”, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. O curso visa fornecer instrumentos e referenciais analíticos para qualificar profissionais que trabalham, ou pretendem trabalhar, junto ao segmento idoso com subsídios teóricos, filosóficos e psicológicos. Referenciais que são de fundamental importância para o aprimoramento do atendimento da demanda crescente que acompanha o envelhecimento da população brasileira.

A estrutura didática do curso está dividida em 4 módulos. O primeiro, Envelhecimento e Velhices na Contemporaneidade, trata de questões relevantes do nosso mundo contemporâneo e da longevidade,  desde direitos, políticas, organização social, até o exercício de cidadania. O segundo módulo, Bioética, Longevidade e Envelhecimento, faz uma introdução aos discursos sobre como e porque envelhecemos, e os cuidados paliativos. O terceiro módulo aborda a Atenção Multidisciplinar à Saúde do Idoso em uma perspectiva filosófica, desde os aspectos fisiológicos e patológicos do envelhecimento até as Intervenções multidisciplinares domiciliares e em instituições. E, o último módulo, o quarto, reflete sobre o Atendimento Psicogerontológico às Velhices Fragilizadas.

Inscrições

As inscrições para este curso, de 40 horas (3 meses), já estão abertas. O curso será realizado aos sábados, das 9 às 13 horas, de 30 de março a 08 de junho de 2019, no campus da Vila Mariana (próximo ao metrô Santa Cruz – linha azul), em São Paulo, sob a coordenação da Profa. Dra. Beltrina Côrte, docente da universidade e editora de conteúdo do Portal do Envelhecimento e do Espaço Longeviver.

Público alvo
Pessoas interessadas de maneira geral, profissionais que trabalham com idosos, portadores de graduação nas áreas de psicologia, gerontologia, serviço social, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, medicina, direito, educação e interessados no tema que possuam diploma de graduação.

Turmas e Horários
Início: 30 de março de 2019
Término: 08 de junho de 2019
Dia da semana: sábado
Horário: das 9h às 13h 

Local
O curso será realizado no campus da Vila Mariana, localizada na Rua Afonso Celso, 671/711 – Vila Mariana (metrô Santa Cruz) – São Paulo/SP – CEP: 01303-050.

Informações
Maiores informações, inscrições e matrículas devem ser realizadas no site do curso ou no  atendimento do Campus Consolação – Unidade COGEAE, na Rua da Consolação, 881, 1o. andar – Consolação – São Paulo/SP. Telefone: (11) 3124-9600.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30. Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Saiba mais
https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/fragilidades-na-velhice-gerontologia-social-e-atendimento

 

 

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2500 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento