Curso “Entendendo a Curatela” está com inscrições abertas

Observar o que determina o ordenamento jurídico vigente e refletir de maneira interdisciplinar sobre o processo da curatela e sobre aquele a quem se pretende interditar é o objetivo do curso promovido pelo Espaço Longeviver.

 

É muito comum, na medida em que a velhice se apresenta, que pessoas próximas àqueles que envelhecem passem a ter muitos questionamentos sobre a validade das vontades daquele que é mais velho.

Surgem dúvidas sobre respeitar o que a pessoa já mais vivida deseja, seja com relação às atividades da vida diária ou em situações específicas como comprar/vender um bem, dentre outras tantas situações.

Por ser visto muitas vezes como alguém que viveu demais e que por isso “não sabe o que está fazendo”, muitas são as situações nas quais a velhice dos que são próximos automaticamente leva ao desejo da interdição destas pessoas de idade mais elevada.

Igualmente, muitas são as situações nas quais este desejo ocorre de forma silenciosa, quando os que são próximos passam a retirar dos mais velhos a possibilidade de escolha, passando a administrar a vida destas pessoas por procurações ou até mesmo de maneira informal, mas sempre retirando destes idosos a possibilidade de escolha.

Partindo-se do princípio de que velhice não é doença, de que é preciso compreender a velhice sob a ótica biopsicossocial e de que há procedimentos céleres a serem adotados para que alguém venha a ser interditado é que a compreensão do processo de curatela passa a ter grande relevância.

É preciso refletir além dos modelos de ações dispostos em sites de busca, já que de cada ação de interdição interposta surgirão ou uma proteção ou uma exclusão de quem é interditado, e incide à toda à sociedade, famílias e Poder Público o dever de proteger e de cuidar de seus idosos.

Como surgiu este curso?

O curso foi desenhado após a realização do Workshop “Entendendo a Curatela” que aconteceu na manhã do dia 18 de janeiro de 2019, na semana de inauguração do Espaço Longeviver, pela professora Natalia Carolina Verdi, advogada e mestre em Gerontologia pela PUCSP.

O público presente, composto por profissionais das mais variadas áreas, de forma muito participativa refletiu e fez várias considerações sobre quem são aqueles que envelhecem, sobre como ocorrem os comprometimentos decorrentes da passagem dos anos e de que maneira, diagnosticados estes comprometimentos, serve a curatela, ou seja, se como um instrumento jurídico de proteção ou de exclusão, dentre outras experiências pessoais relatadas e discutidas entre os presentes.

A partir das reflexões realizadas no workshop se viu a necessidade de um curso mais abrangente e ao mesmo tempo mais aprofundado, inclusive com cases, sobre o tema. O objetivo do curso é de que os participantes possam compreender um pouco mais sobre este tema de grande relevância diante de uma sociedade que envelhece e que muitas vezes não sabe como lidar com os idosos que lhes são próximos.

Serviço
Curso “Entendendo a Curatela”
Docente: Natalia Carolina Verdi – Advogada e Mestre em Gerontologia pela PUCSP, autora do Blog Direitos do Longeviver junto ao Portal do Envelhecimento.
Dias e horários:  13, 20 e 27 (quartas-feiras), das 19 às 22 horas, no Espaço Longeviver.
Carga horária: 9 horas
Público: Aberto a quem se interessar pela temática
Local: Espaço Longeviver: Avenida Pedro Severino Júnior, 366 – Sala 166 – Vila Guarani (Z. Sul), próximo ao metrô Conceição (Linha Azul)
Inscrições: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/livros/curatela/
Maiores informações: cursos@portaldoenvelhecimento.com.br

Natalia Carolina Verdi

Natalia Carolina Verdi

Advogada, bacharel em direito pela Universidade São Judas Tadeus, cursou Especialização em Direito Médico, Odontológico e Hospitalar pela Escola Paulista de Direito, Especialização em Direito da Medicina na Universidade de Coimbra, e Mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP. É professora convidada de cursos de pós-graduação e palestrante nas áreas do Direito e da Gerontologia. OAB/SP 237.141. E-mail: nvadvogada@gmail.com

nataliaverdi escreveu 19 postsVeja todos os posts de nataliaverdi