Cuidar do idoso em casa

Tempo de Leitura: 2 minutos

Cuidar do idoso em casa – Limites e possibilidades, lançamento da Editora Unesp que integra a coleção Saúde e Cidadania, chama a atenção para as mudanças socioculturais que tornam cada vez mais consensual a noção de que os mais velhos devem viver em comunidade e não reclusos em casas de repouso. Colocada esta questão social, é necessário discutir de espaços de proteção e cuidado, tais como a atenção domiciliar ao idoso dependente, centros de convivência e centros de referência de assistência ao idoso.

 

 

Cuidar-do-idoso-em-casaSalientando as possibilidades e os limites de cuidados domiciliares prestados por profissionais ou realizados pelos próprios idosos, Ângela Maria Machado de Lima e Carine Teles Sangaleti examinam as possibilidades e os limites de cuidados domiciliares prestados por profissionais e cuidadores, ou realizados pelos próprios idosos. E, dentro de uma perspectiva prática, ainda apresentam orientações que contribuem para a qualidade de vida dos que envelhecem e de seus familiares.

Mas antes, as autoras refletem sobre a mudança de status social da velhice: de encargo para recurso cultural. Também discutem o envelhecimento como questão de políticas públicas, principalmente a Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, e analisam a reivindicação dos próprios idosos pelo reconhecimento de aspectos específicos do envelhecimento e da velhice (com qualidade) como um direito de todos.

Resgatando o efetivo exercício de direitos e deveres dos idosos para a construção de uma visão positiva da velhice, Cuidar do idoso em casa valoriza histórias de vida e mostram ser possível uma integração à vida comunitária, superando os estereótipos de abandono e solidão. O idoso é então entendido como parte integral da sociedade, figura atuante em atividades culturais, movimentos sociais, campanhas políticas, grupos de terceira idade e que ocupa uma posição de protagonista” de sua vida.

Sobre as autoras

Ângela Maria Machado de Lima é médica sanitarista e professora doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Tem experiência assistencial, gerencial e investigações na área de saúde coletiva, com ênfase em gerontologia, pesquisando principalmente os seguintes temas: saúde e envelhecimento; necessidades de saúde; idosos de baixa renda; envelhecimento e autocuidado; sistemas de informação em atenção primária.

Carine Teles Sangaleti atuou como enfermeira e coordenadora de equipe no Centro de Saúde Escola do Butantã da Faculdade de Medicina da USP, onde dedicou-se, por seis anos, com maior ênfase à atenção domiciliar para pessoas com dificuldades de acesso ao serviço de saúde e ao atendimento de idosos, tanto nos domicílios quanto na unidade de saúde. Atualmente é docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste no Paraná.

O livro pode ser adquirido em: Fundação Editora da Unesp – telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: Aqui / Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3826 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento