Cuidados Paliativos no Brasil estão em discussão

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realizará, entre os dias 9 e 12 de outubro de 2013, em Porto de Galinhas, Pernambuco, o V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Simultaneamente, será realizado também o II Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos, resultado de uma parceria entre a ANCP e a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).

Redação ANCP

 

cuidados-paliativos-no-brasil-estao-em-discussao“O desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Brasil tem sido notável. O interesse da sociedade brasileira e das comunidades acadêmica e científica tem aumentado consideravelmente. No entanto, há no país uma situação paradoxal: se de um lado todos reconhecem a importância dos Cuidados Paliativos, de outro há uma carência enorme de serviços e de profissionais especializados no assunto”, afirma a Dra. Jurema Telles de Oliveira, presidente do V Congresso ANCP e médica do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP/Recife).

Segundo uma pesquisa da revista britânica The Economist, o Brasil ocupa a 38a posição, entre 40 nações, no quesito qualidade de morte. “É justamente esta situação, que precisa ser debatida e mudada”, afirma o presidente da ANCP, Dr. Roberto Bettega. “Para isso, a ANCP, a principal entidade de representação multiprofissional nesta área no país, debaterá no congresso um tema que, na verdade, é um grande desafio: Cuidados Paliativos para todos: ampliando a assistência e construindo redes.”

“A Medicina Paliativa foi recentemente reconhecida como área de atuação médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB)”, comenta o Dr. Ricardo Tavares de Carvalho, diretor da ANCP e presidente da Comissão Científica do evento, “isso significa que mais do que nunca temos necessidades urgentes de formação especializada e de expansão da assistência. Está na hora de trazer os Cuidados Paliativos para o centro dos debates das políticas de saúde”, avalia.

Destaques do V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos

União de forças: a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) aceitaram o convite da ANCP e comandarão mesas nas quais apresentarão para o público, de maneira inédita e pela primeira vez em um único evento, suas política para os Cuidados Paliativos.

Forte parceria: a delegação portuguesa é formada por 12 membros da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), que dividirão suas experiências com os congressistas brasileiros. Entre os integrantes desta delegação estão o enfermeiro Manuel Luís Vilas Capelas e a Dra. Ana Bernardo, respectivamente, presidente e vice-presidente da entidade. O II Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos consolida a forte parceria entre Brasil e Portugal na área dos Cuidados Paliativos. Terá 5 sessões sobre temas importantes como qualidade, ética e técnica do cuidado.

Três continentes: O V Congresso ANCP terá cinco sessões plenárias que discutirão, entre outros assuntos, a situação atual dos Cuidados Paliativos no Brasil, na Europa, na África e nas Américas. Os palestrantes convidados são líderes de opinião em seus países. São eles: a professora Sheila Payne, presidente da European Association for Palliative Care (EAPC), o Dr. Gustavo De Simone, da Instituto Pallium Lationamerica (Argentina), o Dr. José Pereira, da Universidade de Otawa (Canadá) e a Dra. Isabel Galriça, deputada portuguesa, uma das responsáveis pela lei dos Cuidados Paliativos em Portugal. No destaque, a presença da enfermeira Lídia Monjane, coordenadora da Associação Moçambicana de Cuidados Paliativos, que dividirá com os congressistas experiências e desafios dos Cuidados Paliativos na África.

Alguns números: 4 dias de duração, 8 cursos pré-congresso, 60 palestras e 90 palestrantes, de todas as regiões do Brasil, das Américas, da Europa e da África. São esperados 1000 participantes.

Celebração: No dia 12 de outubro, participando de uma rede mundial, a ANCP e seus parceiros encerrarão os eventos com uma celebração especial pelo Dia Mundial de Cuidados Paliativos.

Público

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiologistas, fisioterapeutas, psicólogos, odontologistas, nutricionistas, farmacêuticos, capelães, estudantes.

Informações

OV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos e II Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos será realizado de 9 a 12 de outubro de 2013, no Hotel Enotel, Porto de Galinhas, Pernambuco. Para saber mais basta clicar no site do evento: Aqui Ou encaminhar e-mail para: produção@pmaiseventos.com

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2612 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento