Cuidados Paliativos – Cuidados sobre a vida e a morte na saúde

Para abordar os cuidados paliativos, uma forma de cuidar muito importante, que deveria estar presente em vários momentos da trajetória da doença, a psicóloga Vera Anita Bifulco e o oncologista Ricardo Caponero, escrevem juntos o livro Cuidados Paliativos, e o resultado é a composição de ideias em uma perspectiva de equipe compartilhada, tão importante em cuidados paliativos.

Redação Câncer Hoje *

 

cuidados-paliativos-cuidados-sobre-a-vida-e-a-morte-na-saudeO livro recém lançado, “Cuidados Paliativos – Cuidados sobre a vida e a morte na saúde” (Editora Manole), de Vera Anita Bifulco e Ricardo Caponero, aborda os cuidados paliativos, uma forma de cuidar muito importante, que deveria estar presente em vários momentos da trajetória da doença, sempre buscando a qualidade de vida.

“Não desligue. Sua ligação é muito importante para nós.” Toda vez que ouvimos esta frase ao telefone, pensamos inevitavelmente o mesmo: se de fato minha ligação fosse importante, colocariam uma pessoa para falar comigo e não uma máquina. Quando, hoje em dia, falamos de comunicação na área da saúde, corre-se um risco semelhante: pensar que é possível adquirir esta habilidade seguindo protocolos, utilizando técnicas, palmilhando atalhos que, com presteza, nos transformem em comunicadores de excelência.

Nada mais longe da verdade e da proposta que este livro traz. Comunicação verdadeira é conversa. E conversar é escutar, sem pressa; olhar sem cansaço; respeitar silêncios – que falam mais alto do que as palavras – salpicados de soluços, de dúvidas, de incertezas e de perplexidades. A conversa fecunda implica cultivar a reflexão no silêncio, acalmar o barulho interior que nos impede escutar o outro. Comunicar-se é saber estar do lado do interlocutor, em apertura vital.

Amar a alguém, dizia Gabriel Marcel, é dizer: você não morrerá nunca! Estas conversas sobre a vida e a morte, que agora nos ocupam, somente podem acontecer se sabemos afirmar com nossa atitude: Você sempre me terá do seu lado.

Quem são os autores

Vera Anita Bifulco é psicóloga e está envolvida em grupos de trabalho na área de cuidados paliativos, sempre com a proposta de divulgação e desenvolvimento da área. Ricardo Caponero é oncologista, conhecido pela sua competência aliada à humanidade e sensibilidade tão importantes para profissionais especializados em cuidados paliativos. São dois especialistas que escrevem juntos e o resultado é a composição de ideias em uma perspectiva de equipe compartilhada, tão importante em cuidados paliativos.

(*) Acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2597 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento