Cuidadores de pessoas idosas: caminhos de mudança

Tempo de Leitura: 4 minutos

Este livro digital é resultado da organização dos trabalhos apresentados por diferentes investigadores no âmbito do Projeto “Cuidadores Informais do Idoso: do levantamento das necessidades ao desenvolvimento de estratégias de intervenção”, da Universidade de Aveiro/Portugal, e visa dar visibilidade à importância da problemática do Cuidado e trabalhar no sentido de encontrar novos caminhos promotores de mudança.

Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza Marília Santos Rua *

 

cuidadores-de-pessoas-idosas-caminhos-de-mudancaO crescente envelhecimento da população traz consigo implicações individuais e sociais às quais emerge dar resposta.

Este envelhecimento associado ao aumento das doenças crónicas e incapacitantes traduz-se no incremento do número de pessoas que necessitam de cuidados e/ou apoio nas suas atividades de vida diária, frequentemente em contexto domiciliário, necessitando assim do suporte dos cuidadores informais.

A transição para o papel de cuidador nem sempre é fácil e está dependente de diversos fatores associados não só ao cuidador como também à pessoa idosa dependente. Relacionado com os idosos a ser cuidados, temos a considerar a sua situação de doença/incapacidade e as necessidades emergentes dessa situação.

Neste contexto, emergem nos cuidadores necessidades às quais nos propusemos dar resposta, no âmbito do Projeto “Cuidadores Informais do Idoso: do levantamento das necessidades ao desenvolvimento de estratégias de intervenção”, que a equipa referida desenvolveu.

Como produto deste projeto emergiu um congresso com o objetivo e promover a reflexão e a troca de experiências e conhecimentos que de uma forma transversal possam trazer uma maior consciencialização da problemática e, encontrar caminhos de mudança através dos estudos/projetos realizados nas áreas afetas ao envelhecimento e aos cuidadores informais.

Este livro resultou assim da organização dos trabalhos apresentados pelos diferentes investigadores e pretende-se com o mesmo dar visibilidade aos referidos trabalhos, por forma a que outros investigadores possam compreender a importância da problemática e trabalhar no sentido de encontrar novos caminhos promotores de mudança.

Os capítulos estão organizados por temática. O perfil do cuidador é a primeira temática a ser apresentada que relata quem são, como se sentem, que suportes têm para o cuidar, a realidade do cuidar no domicílio, entre outros assuntos.

A segunda temática Cuidador de Idosos, aborda o significado de ser cuidador informal e tipos de cuidadores.

A terceira temática evidencia a Sobrecarga e Qualidade de Vida dos Cuidadores. A quarta temática revela a Relação da Pessoa Idosa e seu Cuidador, salientando a perspetiva do idoso acerca do seu cuidador, a rede colaborativa entre o cuidador e o idoso, a gestão emocional dos cuidadores, a promoção dos direitos da pessoa idosa como um plano de ação organizacional e educacional e o bem-estar da pessoa idosa em contexto rural e urbano.

A quinta temática revela estudos acerca do Cuidar da Pessoa Idosa com Alterações Cognitivas. Estudos que assentam no declínio cognitivo de cuidadores, a sobrecarga dos familiares cuidadores de idosos com doença de Alzheimer, demência, bem como os sentimentos e crenças envolvidos, e a visão de estudantes do curso técnico em enfermagem sobre envelhecer e os vários sentidos do cuidar.

Os estudos sobre os Cuidadores Familiares e a Prevenção à Pessoa Idosa é a sexta temática a ser apresentada neste livro. Os estudos apontam para os tipos de intervenção dos enfermeiros no acompanhamento ao cuidador informal, desde um modelo de atuação no domicílio, o uso de técnicas como a Delphi, metodologias educativas, prevenção de quedas e as necessidades (in) formativas percepcionadas pelos cuidadores dos doentes nos cuidados continuados e paliativos.

Na sétima temática, Problemáticas Emocionais e Espirituais da Pessoa Idosa, é tratado os estudos acerca do processo do luto, a instituição de longa permanência como uma morada indesejada para os idosos, o cuidador como um personagem importante nas histórias de vida dos idosos, a religiosidade e o otimismo em idosos doentes e saudáveis, as reações e desafios de enfermeiras na terminalidade da pessoa idosa hospitalizada, o sucesso e o fracasso ao longo da vida e a complexa dinâmica familiar da violência e cuidado informal na realidade mexicana.

Os capítulos que compõe a oitava temática referem à Pessoa Idosa e a Comunicação. É destacado os tipos de comunicação, a sua importância e aprimoramento na interação do idoso, equipa de saúde e família, bem como com animais. Ainda é tratado as estratégias de supervisão na prestação de cuidados pelos familiares às pessoas em fase terminal.

As temáticas nove, dez e onze descrevem estudos realizados no âmbito do envelhecimento. O Envelhecimento e Dependência sublinha a capacidade funcional dos idosos e a sua participação no mercado de trabalho, uma revisão sistemática sobre o impacto de um programa para a diminuição do número de quedas e os limites e possibilidades no processo de envelhecimento dos cuidadores informais.

O Envelhecimento Patológico, como décima temática, incide sobre um caso clínico institucionalizado, instrumentos de avaliação e adaptação de escalas, adaptação na perspetiva dos cuidadores e pessoas após AVC, a musicoterapia como entretenimento aos idosos e a qualidade de vida dos cuidadores na vertente da odontogeriatria.

A temática onze enfoca o Envelhecimento Ativo na perspetiva da educação dos idosos nas universidades séniores.

A última temática encerra o livro com estudos sobre a Capacitação dos Cuidadores Informais de Pessoas Idosas. Os autores asseveram a importância de concecionar, implementar e avaliar programas e cursos aos cuidadores formais e informais, no sentido de capacitá-los em como cuidar de pessoas e familiares.

O ebook pode ser acessado em sua integralidade Aqui

* Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza Marília Santos Rua são as coordenadoras do livro, editado pela Universidade de Aveiro/Portugal.

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3807 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento