Cuidadores de idosos na doença de Alzheimer é tema de pesquisa

Tempo de Leitura: 2 minutos

A jornalista pernambucana Cinthya Leite, que trabalha no Jornal do Commercio, no Recife, defendeu, no dia 17 de fevereiro, a dissertação de mestrado intitulada “Cuidadores de idosos na doença de Alzheimer: um estudo a partir das representações sociais”. O trabalho teve a orientação da fonoaudióloga Cláudia Marina Tavares de Araújo e foi fruto do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana.

Assessoria de Comunicação/CREFONO 4 *

 

cuidadores-de-idosos-na-doenca-de-alzheimer-e-tema-de-pesquisa“A minha motivação para esta pesquisa está na minha inquietação, como jornalista em saúde há 11 anos atuando nessa linha em veículo de comunicação e especializada em geriatria e gerontologia, em conhecer a estratégia em educação em saúde aplicada à doença de Alzheimer. Em processo de produções e apurações jornalísticas, notei que essa ação já vem sendo bem trabalhada no que tange a outras doenças, como diabetes, diferentemente do que tem acontecido com Alzheimer”, explica Cynthya Leite.

Ao transferir esse cenário educativo para a doença de Alzheimer, a jornalista evidenciou que há um caminho extenso a ser percorrido. “Pesquisas na área da enfermagem gerontológica mostram que há carência de capacitação e suporte para os profissionais e, principalmente, para os cuidadores familiares”, enfatiza.

Os resultados da pesquisa apresentada pela jornalista mostram que os cuidadores precisam ser orientados para uma melhor tomada de decisões diante do cuidar, especialmente em relação ao manejo das alterações de comportamento, do reconhecimento dos sinais de comunicação não verbal e do prejuízo da linguagem na doença de Alzheimer.

O primeiro capítulo da dissertação é composto pelo artigo “Conhecimento e intervenção do cuidador na doença de Alzheimer: uma revisão da literatura”, que diz respeito à base teórica capaz de sustentar a investigação. O artigo já foi aprovado pelo Jornal Brasileiro de Psiquiatria e será publicado nesta primeira edição de 2014 do periódico.

* Assessoria de Comunicação do CREFONO 4, com informações da jornalista. Disponível Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3689 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento