Coronavírus: Plano de Ação para ILPIs em 5 passos

Tempo de Leitura: 4 minutos

Uma equipe multidisciplinar elaborou um Plano de Ação para ILPIs, com ações responsáveis que podem salvar vidas. Abaixo consta a apresentação que contém protocolos para profissionais da recepção, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional, cozinha e refeitório, equipe de limpeza, lavanderia, administrativos e gerenciais, e cuidadores de idosos; e que podem ser acessados gratuitamente.

ILPI.me (*)


Para auxiliar as ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos) na adoção de medidas que coíbam a entrada do COVID-19 nas residências montamos um time multidisciplinar, apoiado por sólidas instituições do setor de Saúde, para criarmos um Plano de Ação. O Plano sugerido segue alguns princípios e está dividido em 5 passos (5 dias), os quais podem ser acessados gratuitamente abaixo.

Dia 1: preparação dos profissionais
Esse dia será dedicado a comunicação e instrução dos profissionais da ILPI. 

Ação I: Organização das Turmas:
Caso não exista, crie uma listagem com o formato sugerido: MODELO DE PLANILHA

Ação II: Reunião de 30 minutos com cada um dos grupos, separadamente: profissionais da recepção, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional, cozinha e refeitório, equipe de limpeza, lavanderia, administrativos e gerenciais, e cuidadores de idosos.


Dia 2: compra de insumos
Alguns materiais serão necessários, especialmente para a proteção dos colaboradores.


Dia 3: comunicado aos familiares
É extremamente importante que os familiares sejam comunicados de forma adequada. Um contato bem feito evitará mal entendidos, trará os familiares como aliados na proteção dos idosos, minimizará indignações contra medidas restritivas, trará um caminho prático e claro para orientar os comportamentos.

Ação I: Criar uma lista de telefone e e-mails dos familiares responsáveis

Ação II: Disparar simultaneamente e-mails e WhatsApp para os Familiares: 
Solicite na mensagem que eles confirmem o recebimento.

Ação III: Haverá ainda uma mensagem para familiares escolhidos, pertencentes ao Grupo 4. Isso se fará necessário em alguns residenciais que contam com participação ativa e relevante de um familiar/responsável no cuidado direto de um idoso.


Dia 4: comunicado aos idosos residentes
É fundamental que não apenas todos os esforços de proteção aos idosos sejam implementados, mas que as pessoas idosas tenham um sentimento de PROTEÇÃO e CUIDADO. Pânico e isolamento são sentimentos a serem neutralizados, tanto pelo carinho e cuidado das equipes durante todo o período de restrição, como também por comunicação clara e objetiva.

Ação I: Reúna os idosos em pequenos grupos, conforme suas respectivas capacidades cognitivas e de mobilidade, em local arejado, de forma que eles possam ficar sentados com mais de um metro de distância entre si. Como o tema será contaminação viral, será comum a desconfiança até mesmo do colega ao lado, de forma que aglomeração é indesejada.

Ação II: Apresente os slides sugeridos (ver abaixo). Caso não haja recurso na ILPI, também poderá ser impresso e distribuído aos idosos antes do início da explicação, de modo que eles possam acompanhar página por página. APRESENTAÇÃO PARA OS IDOSOS


Dia 5: comunicado à sociedade
Após todas as medidas terem sido adotadas é bastante importante realizar uma comunicação formal para os órgãos reguladores, patrocinadores e sociedade em geral sobre as medidas de proteção adotadas pela ILPI.

Ação I: Atualize o site com as ações efetivamente adotadas.

Ação II: Dispare e-mail para todos os contatos cadastrados esclarecendo as medidas adotadas, mas também solicitando respeito às regras de restrições. Também importante ressaltar que, quando o cenário de Saúde Pública se mostrar seguro novamente, novos esclarecimentos serão prestados.

Ação III: Comunique os órgãos regulatórios: Vigilância Sanitária, COREN, Ministério Público sobre as medidas efetivamente adotadas. Certamente, esses órgãos estão com grande preocupação e atribulados. Reforçarão o sentimento de parceria institucional ao perceberem a proatividade e responsabilidade de sua ILPI.

Ação IV: Comunicado aos apoiadores financeiros: Certamente, os apoiadores que têm carinho e preocupação com a ILPI se sentirão satisfeitos em saber que os esforços para a proteção dos idosos estão em pleno curso.


Serviço de Apoio Geriátrico Consultivo
O Instituto Jenny de Andrade Faria, pertencente ao Hospital das Clínicas de Belo Horizonte/UFMG, junto com a MedLogic, software especializado em Atenção aos idosos, disponibilizará um serviço para consultas de segunda opinião médica, para tratar sobre possíveis casos de contaminação.
Envie as mensagens para: ajuda@ilpi.me

As consultas são inteiramente gratuitas, mas podem levar até 48 horas para serem respondidas, portanto, o serviço NÃO é recomendado para casos agudos de emergência médica.

Serviço
Baixe a apresentação que contém todos os protocolos citados: https://bit.ly/ilpi-5steps
E aproveite também para assistir o vídeo a seguir, em que o Dr. Edgar Nunes de Moraes direciona informações importantes aos profissionais das Instituições de Longa Permanência de Idosos e a forma de desempenhar suas funções com excelência neste momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus: https://www.youtube.com/watch?v=N838YqrFxwE&feature=emb_logo


(*)ILPI.me – Aquipe multidisciplinar é composta por uma grande equipe. Entre eles: Edgar Nunes, coordenador do Derviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da UFMG e do Programa de Residência Médica em Geriatria do HC-UFMG; Wilson Jacob, professor titular de Geriatria da FMUSP e diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da FMUSP; Daniela Gomez, médica geriatra pela Santa Casa de São Paulo e responsável técnica e Coordenadora de saúde do SBA Residencial; Rogério Rabelo, diretor voluntário de saúde e membro do Conselho de Administração da Casa Ondina Lobo (ILPI filantrópica que acolhe e atende de forma integral idosos carentes); Daniel Melo, engenheiro mecatrônico e  coordenador de projeto de inovação RHAE/CNPq.


Serviço
7 Atividades para curtir os momentos em casa (para vovós e vovôs)
Gratuito
Disponível:
https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/arterapia-em-casa/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3184 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento