Conto de histórias para adultos em tratamento e seus acompanhantes

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, inicia na próxima segunda-feira, 22 de agosto, um trabalho de conto de histórias para adultos em tratamento na unidade e seus acompanhantes.


Idealizado pelo Serviço de Hotelaria e Hospitalidade do Icesp, o programa tem como objetivo tornar mais amena a estada dos que vão à instituição para passar por procedimentos rotineiros, reduzindo a ansiedade e os receios de quem está em um ambiente hospitalar.

No último mês, período em que o hospital realizou projeto piloto da ação, 200 pacientes participaram da atividade. A aceitação é grande e tem demonstrado que este pode ser um poderoso aliado para intervenção da equipe de psicologia.

No caso dos pacientes internados, as histórias selecionadas possuem temáticas diferentes e são escolhidas conforme as necessidades de cada pessoa. Este processo de triagem é feito pela área de psicologia, que utiliza o serviço como ferramenta para abordagem de assuntos com os quais os pacientes se sentem pouco à vontade.

Os profissionais que desenvolvem as atividades passam por uma capacitação específica. As sessões se iniciam ao som de um tambor, que soa um tom semelhante às batidas do coração. Em seguida, a narrativa escolhida é contada ao paciente e ao acompanhante. Depois da intervenção, o que se nota é uma abertura maior das pessoas para expor conflitos internos.

Nas salas de espera da Radioterapia e dos ambulatórios, o processo é similar. As histórias são contadas para um grupo de cerca de 10 pessoas. Os atendimentos são realizados diariamente e duram 40 minutos.

“Nosso objetivo é tirar o foco da doença e abrir espaço para a abordagem da Psicologia. É uma forma de acolhermos o paciente e mostrar que nos preocupamos com ele”, explica Vânia Pereira, gerente do setor responsável pelo programa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde, em 19/08/ Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3720 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento