Conselho do Idoso

Nota da equipe Portal

As informações do CEI são as seguintes:
Rua Antonio de Godói, 122 – 11º andar – Sta Ifigênia – CEP CEP 01034-000 – São Paulo – SP
Fone: (11)3222-1229 (11)3222-1229 / 3361-4222
E-mail:cei@conselhos.sp.gov.br

Neiel Costa Primo

 

Presidente: Terezinha Aparecida Teixeira Rocha_of_the_skype_highlighting (11) 3222–4222. Disponível Aqui 

Republica de idosos

Sou agente Social em São José do Rio Preto, em um projeto da Prefeitura Municipal, faço parte de uma equipe que está implantando uma república para idosos, visitei o site e foi de grande valia, quero saber se podem me ajudar quanto a contrato, regimento interno, e se existe termo de compromisso com a família dos idosos. Estou com dúvidas no que se refere a documentação da República e do instrumento ou contrato de moradia.
Sumaira (São José do Rio Preto)

Nota da equipe Portal

Existem situações diferentes: relação familiar e morador, modalidades de ILPIs que dependem das condições do idoso (se ele é autônomo, dependente). Entre em contato com a Diretoria da Assistência Social do Estado de São Paulo (DRADS), a pessoa responsável pela região de São José do Rio Preto é excelente, e envolvida com a questão do envelhecimento, trabalha com idosos faz mais de 20 anos. Pode ligar no telefone (11) 2763.8000 em São Paulo e perguntar o telefone da DRADS de São José do Rio Preto e saberá como localizar a diretora. No Portal sempre sai material sobre moradia coletiva, consulte sempre o link “Moradias”.

Cuidando do cuidador

Li o site e me interessei. Tenho meus pais idosos e doentes, cuido deles com muito amor. Gostaria de saber se vocês têm algum trabalho de apoio para filhos que lidam com os idosos que vão perdendo as forças, a sanidade, enfim, que nos ajude a lidar com a velhice dos pais, para que eles se sintam um pouco mais seguros, e não se escondam atrás da depressão que bate à porta. Às vezes confesso que fico bem perdida como filha, mas faço o melhor, o meu possível e impossível para eles.

Obrigada, Pámela (São Paulo)

Nota da equipe Portal

Ninguém cuida de ninguém se não estiver bem. No Guia Prático do Cuidador, organizado pelo Ministério da Saúde algumas dicas podem ajudar a preservar a saúde e aliviar a tarefa do cuidador:

• O cuidador deve contar com a ajuda de outras pessoas, como a ajuda da família, amigos ou vizinhos, definir dias e horários para cada um assumir parte dos cuidados. Essa parceria permite ao cuidador ter um tempo livre para se cuidar, se distrair e recuperar as energias gastas no ato de cuidar do outro; peça ajuda sempre que algo não estiver bem.

• É fundamental que o cuidador reserve alguns momentos do seu dia para se cuidar, descansar, relaxar e praticar alguma atividade física e de lazer, tais como: caminhar, fazer ginástica, crochê, tricô, pinturas, desenhos, dançar, etc.

O cuidador pode se exercitar e se distrair de diversas maneiras, como por exemplo:

1. Enquanto assiste TV: movimente os dedos das mãos e dos pés, faça massagem nos pés com ajuda das mãos, rolinhos de madeira, bolinhas de borracha ou com os próprios pés.

2. Sempre que possível, aprenda uma atividade nova ou aprenda mais sobre algum assunto que lhe interessa.

3. Leia, participe de atividades de lazer em seu bairro, faça novos amigos e peça ajuda quando precisar.

Finalmente, estamos trabalhando em um projeto intitulado “Cuidando do cuidador”, aguarde, pois em breve você terá notícias. Enquanto isso leia os artigos do Portal, certamente uma mente com mais informação sobre esta etapa da vida saberá lidar melhor com as adversidades.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2597 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento